em jul 24, 2015:por
Sabe-se que um dos maiores desafios para empreendedores do e-commerce é alcançar seu cliente com o produto intacto, na data combinada e ao menor preço possível – de preferência, sem custo algum para quem compra.
Sua loja está pronta para atender os clientes com versatilidade, oferecendo a eles boas experiências de entrega?
Confira, a seguir, uma lista com 11 opções de frete e promoções que você pode oferecer na sua loja:
Este tema é vastíssimo e já falamos dele diversas vezes por aqui, mas sempre vale ressaltar: frete grátis é a preferência de 100% dos clientes e a solução mais simples para diminuir drasticamente a sua taxa de desistência no carrinho de compras.
Por outro lado, saiba que quem deverá absorver os custos desta estratégia é você, por isso é muito importante estudar bem seus custos antes de seguir esse caminho.
O custo para entregar um pacote qualquer em um raio de 30 km é, obviamente, diferente de levá-lo a um raio de 300 km, certo?! Nada mais natural que praticar preços diferentes para clientes que moram mais perto.
Oferecer descontos ou gratuidade no frete pode ser uma solução ótima para se livrar de produtos que não venderam tanto quando você esperava e liberar espaço no estoque.
Além disso, a mesma lógica da distância vale para o peso. Se um produto é obviamente mais pesado que o comum, seu frete naturalmente será mais alto. Mas fique atento: muitas lojas oferecem frete grátis justamente para os itens mais pesados, como geladeiras e fogões. A solução, nesse caso, é avaliar se é possível embutir o frete no preço do produto sem torná-lo inviável para o cliente.
Se o seu plano é aumentar o tíquete-médio das compras, esta pode ser uma estratégia brilhante, porque o cliente tende a gastar um pouco mais para ganhar o benefício do desconto. Apenas tenha cuidado com possíveis “situações-problema” como produtos baratos e que sejam muito pesados ou grandes e produtos cuja quantidade mínima para a promoção represente um valor ainda baixo quando se compara com o custo de entrega.
Este é um modelo bastante usado por lojas físicas e apregoado em comerciais de TV, por exemplo. É uma forma relativamente segura de você competir em datas importantes, como o Natal.
Quando você anuncia que na primeira semana de dezembro toda a loja terá 75% de desconto no frete, tende a fazer com que seus clientes antecipem as compras deles para aproveitar a oferta. Neste caso, é muito importante deixar claro em qual período a compra deve ter sido feita para que a promoção esteja válida.
Você já sabe que clientes fiéis são muito importantes para o seu negócio, então, por que não dar a eles (em maior quantidade e em primeiro lugar) os melhores descontos ou as gratuidades?
É tanto uma forma de reafirmar a ligação deles com sua marca como uma maneira de incentivá-los a fazer uma compra que talvez adiariam.
Ainda dentro das estratégias ligadas ao programa de fidelidade, você deve saber que vários clientes podem se interessar por pagar apenas uma anuidade fixa e desfrutar de fretes gratuitos por todo o ano.
Não deixe de fazer um estudo da média de compras dos seus clientes para fixar um valor que cubra minimamente seus custos e que não seja considerado alto demais por eles.
Há muitas pesquisas sobre a importância de oferecer entregas rápidas e o que é notável é que ainda não há consenso sobre a preferência do consumidor quando ele precisa escolher entre entrega rápida e frete grátis. Então, que tal oferecer as duas possibilidades? Dê ao cliente que não tem tanta pressa a possibilidade de pagar um frete menor.
Se você tem loja física, uma boa opção para baixar os custos de frete é criar uma estratégia que envolva a retirada de produtos na loja. Pense que você terá o cliente mais uma vez diante de produtos seus e que, para ele, talvez seja uma boa ideia dar um passeio, ver novos produtos e ainda por cima pagar menos (ou nada) pela entrega de algo que comprou. Se é bom para os dois lados, por que não fazer?
Você pode fazer um estudo sobre os produtos mais vendidos e a média de peso e tamanho deles para definir uma taxa fixa para seu frete (sempre delimitando a distância da entrega, não se esqueça).
De modo geral, ao saber que o frete não vai mudar, seus clientes tendem a comprar mais no mesmo pacote. Ao adotar esta estratégia, não se esqueça de delimitar o tamanho e o peso do pacote de alguma forma – a mais simples delas é a quantidade de produtos que uma pessoa pode incluir no carrinho de uma vez só.
Demonstrar transparência é a melhor forma de ganhar a confiança do seu consumidor e torná-lo menos sensível ao custo do frete. Se você possui contrato com mais de uma empresa de entregas e elas trabalham com preços e prazos diferentes, que tal deixar seu próprio cliente escolher qual quer pagar, mostrando os prós e contras de cada uma? Neste caso é importante manter o sistema que calcula os preços conforme o produto bem atualizado para evitar problemas.
Ideias não faltam. Teste a que mais lhe agrada e conquiste o cliente pelo frete.
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