13 características dos consumidores brasileiros no e-commerce

em mar 01, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
Views247
consumidor-brasil-brasileiro-ecommerce

O relatório Retail CMO’s Guide to the Omnishopper, divulgado no final de 2015 pela Mastercard, combina percepções baseadas em transações da MasterCard com uma pesquisa sobre omnishoppers realizada em nove mercados: Alemanha, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, EUA, Hong Kong, Indonésia, Polônia e Reino Unido.

A partir dele, é possível tirar diversas conclusões sobre os hábitos dos conumidores brasileiros quando o assunto é e-commerce. “Analisando os consumidores no mundo, os brasileiros são os que mais pesquisam preços. Em mercados como Reino Unido e EUA, quanto mais os consumidores pesquisam antes de fazer uma compra, menos lojas eles visitam no mundo físico”, disse Theodore Iacobuzio, vice-presidente de Global Insights, MasterCard.

Confira as principais revelações dentro do recorte brasileiro da pesquisa:

1. O consumidor prefere experiência a coisas: 55% e 45% respectivamente. Jovens consumidores (18-29 anos) e mulheres são majoritários na faixa que prefere experiências.

2. Motivos que fazem  a compra online melhor comparada a loja física:
54% economia em dinheiro; 47% fácil comparar produtos; 40% conveniência

3. Os brasileiros são os consumidores que mais pesquisam antes de ir às compras (88%) quando comparados a outras nacionalidades, como Austrália, Alemanha e Emirados Árabes. No mundo, geralmente, os mais velhos afirmam ser menos influenciados por todo tipo de comparação em relação aos mais novos.

4. No Brasil, os consumidores têm aprendido a partir da tecnologia e este conhecimento os torna satisfeitos enquanto clientes para 84% dos entrevistados; enquanto 16% não estão satisfeitos.

5. Consumidores brasileiros e poloneses gastam em produtos de beleza com mais frequência comparado com alimentação em restaurante: 85% dos consumidores nacionais gastam com beleza e cuidados pessoais versus 74% de gastos majoritários em refeições.

6. Em todos os países pesquisados, mais de 60% dos clientes afirmaram que vão às lojas físicas para compras os seguintes produtos: 64% produtos de limpeza, 61% beleza e 61% cuidados pessoais.

7. Consumidores brasileiros preferem comprar de estabelecimentos considerados “padrão”: 65% gostam de comprar dos locais que já compraram antes e 35% gostam de experimentar novas lojas.

8. 42% dos consumidores globais estão aumentando os gastos em seus estabelecimentos preferidos. No Brasil, o porcentual chega a 60%.

9. Brasil e Emirados Árabes (EAU) apresentam os mais elevados níveis de fidelidade. Acima de 60% dos consumidores no Brasil, Indonésia e Emirados Árabes (UAE) dedicam sua “verba” para os estabelecimentos preferidos.

10. Globalmente, os mais jovens são os mais leais: 55% gastam no mesmo estabelecimento.

11. Para consumidores do Brasil, China, Alemanha e Indonésia, a confiança é um valor de afinidade. Em resposta à pergunta “Por que você compra regularmente no mesmo estabelecimento?”, 27% afirma que é por conhecer bem, 13% por conveniência. Apesar de a conveniência ser um drive importante na fidelidade, esses países têm um relacionamento que garantem o engajamento do consumidor.

12. Brasil, China Indonésia e EAU são mais entusiastas da tecnologia para compras. No Brasil:
88% afirmam que aplicativos de smartphone ajudam a visualizar o produto; 81% escaneiam ou fotografam o produto a ser comprado; 80% comparam produtos; 79% dos estabelecimentos notificam sobre as ofertas.

13. Brasil e China são mais abertos a experiências com novas tecnologias. Esses consumidores alcançam as maiores pontuações quando perguntados se a tecnologia torna os compradores mais inteligentes, permitindo encontrar os itens que desejam com mais facilidade:
87% sentem confiantes usando a nova tecnologia; 74% preferem esperar quando uma nova tecnologia chega; 55% preferem ficar com produtos que já consomem a experimentar algo novo que ainda não se sentem seguros.

 

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
MAI 22