13 Erros que prejudicam seu site

em mai 21, 2014:por

Gisely Fernandes

Designer, cursando o 7º semestre de Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, técnica em Design Gráfico pela escola Alfamídia. Tenho ótimas ideias e sei conceituar isso, possuo um carinho especial em organizar equipes. Sou ótima em artes gráficas (incluindo ilustração), dedicada tenho sede por conhecimento e amo de paixão o universo digital.
Views196
13-erros

Trabalhar com desenvolvimento de sites, exige bastante atenção. Antes de desenvolver o mesmo, se faz necessário um amplo estudo; busca de referencias, iconografias, para que diminua os riscos de possíveis erros, que são bastante comuns. Uso como suporte para este artigo, uma matéria interessante da Revista W (muitos designers e web designers utilizam como referencia essa revista, fica a dica).

Mas que erros são esses e como evitá-los?

O texto a seguir foi retirado da Revista W e escrito por Isabella Sánchez

Planejamento

1) Falta de planejamento
É importante pensar o usuário que verá o trabalho final, sua necessidades e o que ele deseja da sua página. Uma boa pesquisa de público pode dizer muito sobre o perfil dos seus usuários em potencial. Abuse de mídias sociais para saber mais sobre o público-alvo, assim ficará mais fácil definir conteúdo, design e navegação do site.

Faça mapas do site, fluxo de processo e rotas de usuário pela página. Tudo isso é importante para criar sua arquitetura da informação. E muitas vezes rafes (os famosos esboços em papel) resolvem as ideias básicas para o site, tipos de templates, tipografia (quer entender melhor o uso de cada tipo de tipografia em seu projeto? Confira este post), menus e botões. Criar wireframes é essencial para quem trabalha com design interativo. Além do papel, protótipos em HTML também podem ser feitos. Para criar mockups, os serviços mais populares são o Balsamiq Mockups, o Gliffy, o Axure e o Mockflow. E o melhor, o Mockflow é totalmente gratuito.

Exemplos de wireframes | Mockflow

Após levar em conta os aspectos tecnológicos (se o site usará streaming de vídeo, hospedagem, se será estático ou dinâmicos, entre outros), leve em consideração o orçamento e organize os recursos disponíveis. Se está trabalhando em um ecommerce ou site serviço, estude bem a concorrência. E o mais importante (que vale para qualquer site ou app): inclua espaço no seu projeto para futuras evoluções, quando a página estiver encaminhada.

2) Nome do site/URL
O Nome do seu site, que provavelmente será seu endereço principal, deve estar alinhado com a personalidade da sua marca. Deve passar uma mensagem, e ao mesmo tempo, ser atraente. O nome do seu domínio não pode ser tão genérico – que possa perder o foco, ms nem tão específico que se torne complicado ou trabalhoso para digitar. Escreva e reescreva, fale em voz alta e digite no browser para ver como fica. Um bom nome é aquele que fica guardado na cabeça do usuário e é capaz de se espalhar pelas mídias sociais como uma boa forma de marketing on-line.

3) Falta de visibilidade
Existem muitos sites com conteúdo bacana. Mas muitos acabam passando despercebidos no Google por não investirem em mecanismos de publicidade. O SEO (Search Engine Optimization) é o método mais comum, aquele que vai fazer com que sua página seja encontrada nos mecanismos de busca. Se você puder investir, existem agências especializadas em consultoria e que podem ajudar a colocar o seu site visível na internet não só no Google, como também nas redes sociais.

DESIGN

4) Cor errada
Há dois erros clássicos: criar uma interface abusando de uma só cor ou dezenas delas. É preciso estudar as cores e manter o equilíbrio para não exagerar. O principal passo é conhecer o seu público.

5) Tipografia ruim
Títulos muito grandes ou mistura de fontes diferentes na mesma página é uma dos principais casos que se deve ter atenção, é necessário fazer análises de modo a evitar gafes. Antes de escolher a tipografia correta para sua página, alguns fatores devem ser considerados, como a legilidade (facilidade de leitura), tamanho, cor e, principalmente, contraste com o plano de fundo. Para títulos, um bom padrão de tamanho está entre 16 e 18 pixels.
Evite também fontes com serifa, como Times New Roman, que não conseguem ser bem definidas pelos monitores, inclusive de smartphones, e prejudicam a leitura. Três opções muito populares são Arial, Verdana e Trebchet. E ótimos lugares para se encontrar tipografias para web são Google Web Fonts, Typekit e Fontdeck.

Typekit | Home

6) Tela branca
Antes de desenvolver um projeto de layout, sempre opte por fazer rafes e wireframes. Falta de criatividade é algo que acontece de vez em quando, mas muita gente acaba não inovando e mantendo o mesmo estilo em todos os projetos. Por isso, antes de começar a criar layouts, botões e ilustrações para seu site, busque sempre inspiração.

Pinterest | Referências

NAVEGAÇÃO

7) Navegação confusa
Construir uma navegação eficiente é vital. Mesmo assim, ainda tem página na web complicando a vida do usuário. São anúncios e conteúdos misturados, falta de padrão e menus enormes cheios de categorias. Uma boa navegação tem menus e links lógicos o bastante para levar seu usuário da página inicial ao seu objetivo, fazendo o caminho mais curto possível.

A linhagem para descrever o que é oferecido ou alguma seção do site deve ser simples, direta e envolvente. Um erro comum é usar termos genéricos como itens principais de navegação. Isso atrapalha a busca dos visitantes pelo que ele procura. Menus drop-down, por exemplo, são ótimos para economizar espaço já que acrescentam itens que eventualmente não caberiam em uma lista. Lembre-se que a interface do usuário deve ser prioridade do começo ao fim do processo.

8) Deixar de fazer testes de compatibilidade
A fase de testes é crucial para que você garanta a entrega de um site pronto e funcionando para os internautas. Não dar a devida importância a isso pode ser um grande tiro no pé. Existem muitas ferramentas indicadas para este tipo de teste. Além disso, testar a sua página nos dispositivos móveis é tão importante quanto qualquer outro teste em meio ao mundo responsivo e móvel de hoje.

9) Esconder informações importante
Saber como organizar as informações e itens mais importantes nos lugares certos também faz parte de uma navegação intuitiva. Opte por colocar os itens mais importantes no cabeçalho da página. Uma caixa de buscas também é uma ótima forma de ajudar o usuário a encontrar o que procura o mais rápido possível. Utilize filtros de pesquisa, caso o número de resultados for muito grande. Ninguém quer se perder em páginas e mais páginas para chegar onde deseja.

E-COMMERCE

10) Publicidade Excessiva
Em lojas virtuais, é preciso tomar cuidado para não deixar que as páginas virem anúncios de classificados. Isso polui visualmente e torna a navegação mais confusa e cansativa para o usuário.

11) Informações sobre o produto
Um consumidor que quer comprar algo na internet, que saber absolutamente tudo sobre o que procura. Dar o máximo de detalhes possível sobre um produto pode evitar uma troca ou um cliente infeliz no futuro. Alguns erros comuns são: não apresentar fotos d produto e esquecer detalhes importantes (em um eletrodoméstico, por exemplo, voltagem e potência). Procure deixar bem claro todas as especificações do produto, condições de pagamento, e escolha fotos de boa qualidade.

12) Sistema de busca ineficaz
Se a caixa de pesquisa de qualquer site falha, já temos um grave erro de navegação. Para um e-commerce, isso pode representar um cliente que desiste e vai embora, ou seja. uma venda a menos. Faça testes e crie filtros de busca personalizados, assim os usuários conseguirão encontrar em menos tem o que procuram.

13) Muitos passos até a compra
Em e-commerce, muitos sites acabam incluindo dois, três ou cinco passos até que o cliente finalize a compra. Esse tipo de burocracia pode fazer com que o consumidor desista e vá comprar em outro lugar, ou seja, lá se vai uma venda. Certifique-se de criar um caminho fácil e rápido para compra. Dê preferencia para uma ou duas páginas e sinalize tudo com um assistente.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25