26% das transações online são realizadas em dispositivos móveis

em jan 28, 2015:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.

Smartphones avançam na preferência, com 58%; Cyber Monday e Black Friday impulsionam os resultados do 4º trimestre de 2014.

Adyen, empresa global de pagamentos multicanal, divulga hoje os resultados de seu último Índice Global de Pagamentos Móveis (Global Payments Index), o qual abrange o último trimestre de 2014. Revelando uma tendência global de cada vez mais consumidores conectados através de dispositivos móveis, o índice mostra pela primeira vez, desde que a Adyen começou a publicar os dados em julho de 2013, que os pagamentos móveis foram responsáveis por mais de um quarto do total dos pagamentos online no mundo.

“Em todos os mercados, incluindo varejo, jogos, passagens, e, claro, bens digitais, notamos o surgimento de negócios de sucesso oferecendo uma experiência mobile única. Para muitas dessas empresas, o dispositivo móvel tornou-se o principal canal de vendas, ao invés de simplesmente um canal adicional, fortalecido pelo crescimento acelerado de pagamentos através de dispositivos móveis em todo o mundo, no último trimestre de 2014″, comenta Roelant Prins, Diretor Comercial da Adyen. “Ter uma estratégia primeiro para o mobile está se tornando uma realidade para mais empresas à medida que avançamos no primeiro trimestre de 2015″.

O levantamento do 4º trimestre revelou que 25,8% das transações online foram realizadas através de dispositivos móveis, um crescimento 11% superior aos dados do 3º trimestre (23,3%), de 2014, e 37% maior que o mesmo período de 2013 (18,8%). Dezembro foi responsável pela maior proporção de pagamentos com 26,6%, seguido por novembro com 26,1%. Isso porque há uma propensão maior das pessoas realizarem suas compras de final de ano e natal pelo celular, ao invés de comprarem em uma loja física. Já em novembro houveram datas globais como Black Friday e Cyber Monday, com um grande volume especialmente no Brasil e, na China, como o Dia do Solteiro.

iPhone quase alcança o iPad, e Android cresce

Na batalha entre smartphones e tablets, o iPad manteve uma ligeira vantagem, com 34% sobre o total de vendas concluídas em dispositivos móveis. O iPhone vem logo atrás com 32,3%, seguido pelos aparelhos com sistema Android, com 25,3%. Este é um 4º trimestre completamente diferente de 2013, quando o cenário era de 40% das transações móveis feitas no iPad, 32% no iPhone, e apenas 20% em Android.

Com base nesses dados, é possível notar que rapidamente o iPad perderá sua liderança para o iPhone. E se a tendência persistir, o Android pode superar ambos os dispositivos já no segundo semestre deste ano.

Smartphones avançam na preferência

Seguindo uma tendência global, os smartphones continuam avançando, em relação aos tablets, como dispositivo móvel preferido para compras. As transações online através de smartphones (58%) foram 16% superiores as realizadas com o tablets (42%), revelando um avanço contínuo, quando comparadas com mesmo período de 2013, com 53% em smartphones, contra 47% no tablet.

Porém, é importante notar que o volume de transações nos tablets continua crescendo no geral, com 10,8%, ante 10% do 3º trimestre de 2014.

Produtos Digitais X Físicos

Os smartphones foram responsáveis por cerca de 20% de todas as transações online na compra de bens digitais, enquanto no tablet foi de apenas 7%. Ao mesmo tempo, um movimento completamente inverso em relação à bens físicos, onde os smartphones respondem por menos de 10% das compras de varejo, e tablets despontam com 19%. Os números mostram que o consumidor ainda prefere comprar bens físicos em tablets.

“O consumidor já é omni-channel: está munido de um smartphone e deseja tomar a decisão de compra a qualquer hora e lugar. Grande parte das empresas já percebeu a importância de priorizar a implementação de m-commerce, agora que ele se tornou um canal de venda definitivo. A usabilidade, somada à possibilidade de escolha do meio de pagamento, são imprescindíveis para um maior volume de experiências positivas de compras”, acentua Jean Christian Mies, vice-presidente sênior da Adyen para a América Latina.

veja também:

adwords

Como melhorar as vendas com o Google AdWords para e-commerce?

Por: Wallace Castro Você quer vender mais, economizar tempo e fazer CONTINUAR LENDO…

red bull

Marketing de Conteúdo te dá asas

Por: Renann Mendes Nunca fui muito fã de dar aulas, CONTINUAR LENDO…

shopping

Google Shopping: aprenda como usá-lo a seu favor

Por: Raquel Lisboa – Nuvem Shop É cada vez mais CONTINUAR LENDO…

email

Por que o marketplace é o assunto do momento no e-commerce?

O ano de 2017 está sendo marcado pela consolidação do CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25