3 erros comuns na navegação de um ecommerce

em abr 15, 2013:por

Andre Cassita

Gerente de Projetos na eNext, especificamente com projetos da SLI-System. Cursou Ciência da Computação na FMU e Engenharia na FAAP. Trabalhou anteriormente como gestor de um e-commerce do ramo alimentício.
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Existem vários erros a serem cometidos quando se falamos de navegação no e-commerce, e provavelmente você já deve ter visualizado todos eles. Mas quais são os maiores erros quando se falamos de navegação? Aqui, nós iremos analisar os 3 erros mais comuns ao acessar sites de e-commerce. Evitar esses erros é um passo fundamental para a criação de uma ótima experiência de compra on-line.

1. Filtros confusos ou insuficientes e refinamentos.

Alguns consumidores entram em um site, sabendo exatamente o que querem, enquanto outros vêm para navegar. Cada site de e-commerce deve ser capaz de atender a ambos estilos de compras. Um fator importante que pode realmente ajudar nesta área é a filtragem ou opções de refinamento. Certificando se há opções bastante claras e relevantes para ajudar o cliente a diminuir os seus resultados é fundamental.

Dê uma olhada neste exemplo da Capezio, uma marca bem conhecida nos sapatos de dança e de vestuário. Ao longo das páginas deste e-commerce, há uma enorme falta de filtros. Por exemplo, aqui nesta página de sapatos de ballet. A dançarina experiente, provavelmente, chegará nesta página sabendo exatamente o que precisa, mas para uma mãe iniciando dança ou dançarino iniciante, esta seria uma experiência de compra frustrante. Não existem menus de filtragem ou classificação em qualquer lugar! Você não pode filtrar criança, adulto, homens, mulheres, tamanho, ou mesmo preço. Além disso, muitos desses sapatos estão disponíveis em várias cores, mas você não consegue visualizar nesta. Sem opções de filtragem, os clientes podem não encontrar o que desejam e deixar o local.

2. Design não intuitivo

Ninguém quer um site chato, os sites de e-commerce devem ser expressões únicas da marca. Isso é definitivamente uma coisa boa, desde que ele não venha à custa de complicar a navegação. O design do site deve ser intuitivo para o cliente. Deve ser fácil, para o cliente descobrir o que estão procurando. Muitos sites utilizam um formato básico (guias de categoria ao longo do topo, filtros e refinamentos na esquerda, etc), que se tornou habitual para os compradores on-line. Isso não significa que você não pode desviar-se a fórmula, mas tenha em mente o impacto que isso pode ter sobre a experiência do usuário!

Aqui está o site de uma empresa de calçados alemão chamado Trippen. Na página inicial, é difícil ver onde você deve ir. Na verdade, se eu já não tivesse acessado este site de e-commerce, eu não poderia saber como comprar as coisas aqui. Aconteceu de eu passar o mouse sobre o pequeno “Bem-vindo!” no canto superior direito, e então eu consegui visualizar o menu de opções para compras. Não é uma boa ideia manter sua loja escondida, se você quer que as pessoas comprem coisas!

3. Função de pesquisa imprecisa

Navegação é um item importante, mas uma pesquisa no site é tão útil, se não mais, importante. Quando os compradores vêm para o seu site de comércio eletrônico com um produto em mente, a pesquisa deve ajudá-los a chegar a ele o mais rápido possível. Auto-Complete dentro da função de busca é uma ótima característica para se oferecer como sugestões de palavras-chave e produtos,

Utilizando o exemplo da varejista de roupas Forever 21. Embora a função de pesquisa no site sugere palavras-chave que você digita, os resultados não são muito claros. Aqui, eu procurei por “jeans vermelho”, e os 10 primeiros resultados que apareceram não foram ainda vermelho. Muitos deles podem ter uma opção de cor vermelha na página do produto, mas pode ser confuso para um cliente não ver a imagem do item na cor que ele esta procurando. É preciso mais tempo para clicar em cada produto para saber se eles vêm em vermelho, e algumas pessoas podem não querer investir esse tempo. Oferecer amostras de outras cores disponíveis nesta página de resultados seria um passo na direção certa. Se a função de pesquisa retorna resultados mais precisos, a Forever 21 pode gerar mais vendas

Estes são os três erros mais comuns na navegação de um e-commerce, mas você pode evitá-los. Mantenha os filtros e opções de refinamento relevantes, apresente um design que é intuitivo e simples, e torne a função de pesquisa tão precisa quanto possível.

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One Comentários

  1. SaSanSandro disse:

    é uma ótima idéia explicitar estes detalhes de navegação.

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