3 KPIs de alta gestão de frete para alavancar seus resultados

em nov 03, 2014:por

Leandro Baptista

COO do Axado, empresa catarinense de tecnologia com foco em logística de transportes, e formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.
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Grandes lojistas de e-commerce lidam diariamente com altos fluxos de vendas e, consequentemente, de entrega dos produtos vendidos pela internet. E o trato destas informações – especialmente aquelas relacionadas à logística – requer muita estratégia, afinal, o sucesso na gestão desse estágio é responsável por uma parte considerável das conversões de uma loja virtual – aproximadamente 53% dos consumidores online brasileiros desistem de uma compra em razão do alto custo do frete, segundo apurou a ORC International. Nesse cenário, existem três métricas, ou key performance indicators (KPIs), que devem ser acompanhados religiosamente por cada gestor. São elas:

 

  1. Abandono de carrinho de compra:

No Brasil, a taxa média de desistência das compras é, em média, de 68%, segundo apurou o e-Bit em 2013. Nesse sentido, é imprescindível que se entenda o motivo do abandono do carrinho de compras de seu cliente: preço, prazo ou condição do frete. A detecção desse gargalo, que represa as vendas para determinadas regiões, consequentemente indica uma ação estratégica, como a criação de campanhas de frete específicas ou a negociação de melhores preços com as transportadoras conveniadas.

 

A visão sistêmica do abandono de carrinho de compras devido às variáveis logísticas é possível mediante um software que faça o controle de todas as contratações de frete. Na interface de sistemas voltados a atender os e-commerces que procuram melhorar a gestão do frete, é possível observar as taxas de conversão por região, por exemplo, o que norteia a política e a campanha de frete de uma loja online.

 

  1. Impacto de cada campanha de frete:

O frete grátis já se incorporou à cultura do e-commerce brasileiro. Nesse ambiente de compra virtual, os consumidores são atraídos por tal benefício. Contudo, são poucas as lojas online que medem os resultados das campanhas – muitas vezes criadas de forma detalhada e efetiva. A falta de acompanhamento pode colocar toda a estratégia de um e-commerce por agua a baixo. Explico: é fundamental conhecer o grau de impacto de uma campanha inteligente de frete, tanto no aumento das vendas quanto no lucro obtido.

 

Ainda que não exista um resultado positivo, comum em muitas situações, é de extrema importância acompanhar esse indicador. Isso porque, com esses dados disponíveis, torna-se mais fácil a estratégia a ser tomada para minimizar os riscos inerentes à má condução das políticas de frete estabelecidas pela loja. Portanto, busque informações que revelem o comportamento dos visitantes da sua loja e analise de forma crítica o impacto do preço e prazo da entrega nas vendas.

 

Nem todas as plataformas de e-commerce possuem relatórios de gestão que levantem de forma automática esses dados para o lojista. A utilização de um gateway de fretes ajuda um gestor, por exemplo, a entender como o uso da inteligência pode fazer sua loja virtual vender mais e melhor.

 

  1. Oferta-frete e conta-frete:

Enquanto ofertas-frete são os valores divulgados ao cliente final e que variam de acordo com as estratégias comerciais de cada loja (sujeitas a entrega gratuita, por exemplo), as contas-frete são geradas a partir dos números exatos de serviços prestados pela transportadora, cujo custo deverá ser pago pela loja ao final do mês. Como o valor das duas contas não é igual, é importante ter ferramentas que calculem ambas as variáveis precisamente em cada pedido (valor do frete a ser divulgado ao seu cliente e valor do frete a ser custeado pela loja) e ainda emita relatórios que ajudem a criar e acompanhar estratégias inteligentes de campanhas. É importante ter em mente que as campanhas divulgadas em sua loja devem, necessariamente, ter como ponto de partida o custo de entrega que a sua empresa pagará por cada pedido.

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