4 dicas de gestão de startups em épocas de crise

em mai 26, 2015:por

Jhonata Emerick

Engenheiro aeronáutico pela Universidade de São Paulo (USP) e começou sua carreira como engenheiro projetista na Embraer. Saiu de lá para atuar no mercado financeiro, tendo passagens por importantes instituições financeiras como Rio Bravo Investimentos, Ambipar e Itaú. Ingressou para o mundo das startups em 2013, quando fundou a Prediction, focada em analytics e big data para empresas. No mesmo ano criou a 99motos, empresa de chamada online de motoboy para entregas, onde hoje atua como CEO.
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Start-up como modelo de assinatura

Dados divulgados recentemente pela Serasa Experian apontaram que os pedidos de falência no Brasil cresceram 57,3% em março, somando 140. Deste total, 69 são de micro e pequenas empresas, alavancados, em grande parte, pelo contexto financeiro pelo qual passa o Brasil.

Nunca foi tão urgente fidelizar clientes e garantir uma base que sustente um fluxo de caixa saudável para a empresa. Começar e manter um negócio no Brasil não é tarefa fácil. Como empreendedor, estar bem próximo aos clientes pode ser decisivo para a sobrevivência da empresa. Hoje, o grande desafio é mostrar a eles que são serviços que garantem maior economia nos gastos com infraestrutura da empresa.

Por isso, selecionei quatro dicas para líderes em cenário de crise:

Seja o primeiro a chegar e o último a ir embora da empresa: O negócio, principalmente quando está começando, precisa ser acompanhado bem de perto. Ninguém melhor do que o dono para pontuar os processos que estão dando certo e aqueles que precisam melhorar;

Participe da seleção da equipe: Mesmo que o empreendedor disponha de um Departamento de RH, fale com os futuros funcionários antes de efetivar a contratação. Mais uma vez vale a dica de que o líder é a pessoa que consegue ter a percepção do perfil que melhor se adaptará à rotina da empresa;

Dedique-se full time: Se você é uma empresa que presta serviço e algo deu errado no meio do processo, esqueça tudo o que está fazendo e resolva o problema pessoalmente. Cada cliente é imensamente importante para o seu negócio e garantir a satisfação dele, além de fidelizá-lo, pode lhe trazer outros;

Observe sua equipe de atendimento: As premissas são: “trate como gostaria de ser tratado” e “o cliente tem sempre razão”. Treine bem quem falará pela empresa. Quando possível, escolha alguns clientes e fale você mesmo com eles para saber o que estão achando dos seus serviços. Certamente eles se sentirão prestigiados em serem ouvidos pelo dono da empresa.

Tenho uma história curiosa de um cliente que solicitou um motoboy pela 99Motos, mas, naquela região, não tínhamos nenhum disponível para atendê-lo naquele momento. Não pensei duas vezes: peguei um táxi e fui fazer a entrega para ele. O resultado foi muito positivo. Ele está com a 99Motos desde quando fundamos a empresa e já nos indicou vários outros clientes.

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