4 dicas para não ficar para trás no Mobile Commerce

em jan 22, 2016:por

Diego de Oliveira Pinto

Coordenador de marketing e vendas. Graduado em marketing e pós-graduando em comércio eletrônico pela Business School São Paulo. Começou na área comercial em 2007 e atua desde 2011 com gerenciamento de projetos, análise de mercado e lançamento de produtos com foco em encantar clientes para ganhar escala.
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As vendas em dispositivos móveis já são uma realidade e tendem a ser cada vez mais participativas no mercado brasileiro.

O smartphone é praticamente uma extensão do corpo humano e será cada vez mais representativo na quantidade de acessos e nas vendas do comércio eletrônico. Vamos as dicas!

1. Mobile First

Pense no desenvolvimento da plataforma de vendas primeiro para dispositivos móveis e depois para desktops.

Aprimore a experiência do usuário ao otimizar a quantidade de informações para telas pequenas, usar imagens mais leves, tecnologia multi-touch, geolocalização, entre outras tecnologias que podem ser incorporadas para melhorar a acessibilidade e usabilidade da sua plataforma de vendas online, seja mobile, desktop ou aplicativo.

2. Omni-Chanel

As empresas que possuem lojas físicas e virtuais podem integrá-las. Ser omni-chanel é fazer com que o consumidor não veja barreiras entre o mundo físico e o mundo virtual através da convergência destes canais.

O mobile commerce pode estimular as vendas de uma loja física e vice-versa com ações que fazem o usuário interagir nas diferentes plataformas.

Trabalhar com eficiência estas integrações pode ser um grande diferencial para o posicionamento de uma marca e para melhorar a experiência de compra dos clientes.

3. Mobile e Social Convergem

As redes sociais são muito utilizadas em dispositivos móveis, por isso é fundamental integrar as ações em mídias sociais com a plataforma de vendas mobile e vice-versa.

Pense e desenvolva estratégias que estimulem o compartilhamento das boas experiências do cliente na compra ou na interação com a sua plataforma em redes sociais.

Pense também em campanhas para direcionar o cliente que utiliza as redes sociais para o seu aplicativo ou site.

4. Seja Relevante Para o Cliente

O cliente precisa ser atingido por campanhas que o motivem a se relacionar ou comprar da sua marca.

Tenha uma diferenciação no seu serviço. Se for construir um aplicativo, pense no motivo pelo qual o usuário faria o download dele em meio a tantos outros disponíveis, pense em formas de fidelizar e ganhar a confiança do cliente, seja com a facilidade de acompanhar os pedidos, entrega de entretenimento ou informações relevantes para o cliente considerar a sua empresa para a próxima compra.

Entenda que a parte mais interessante da compra é a experiência que o usuário tem. É muito importante não pensar apenas na aparência da plataforma e nos números que os clientes trazem, mas em toda a experiência de compra do cliente para torná-la a mais agradável possível.

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