4 dicas para sua loja virtual decolar nos próximos meses

em jul 08, 2015:por

Marcelo Varon

Possui mais de 10 anos de experiência no mundo digital e atualmente é o Gerente geral de Marketing e vendas do Uol Host, divisão do Grupo UOL especializada em pequenas e médias empresas que queiram entrar e crescer no mundo online.
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Não é porque a metade do ano já foi e estamos passando por um momento difícil na economia do país, que você vai deixar seus planos de crescimento só para 2016. Nada disso! Ainda é tempo de expandir sua loja virtual e aumentar suas vendas.

A consultoria e-bit prevê, para esse ano, um aumento de 20% no faturamento do setor, atingindo 43 bilhões de reais. Ou seja, a crise também não é “desculpa” para não investir em sua loja, já que a projeção é bem animadora.

Para ajudá-lo em todos os passos necessários para fazer sua empresa decolar, a Academia UOL HOST preparou um Superguia, apresentando quais são essas etapas que você deve cumprir. Destaco, abaixo, quatro dicas desse material. Com elas, você já pode iniciar seus planos de decolagem:

Analise os riscos e oportunidades de sua loja

Coloque no papel todos os aspectos positivos e negativos internos de sua loja, como preço atraente, produtos de qualidade, escassez de mão de obra qualificada, tecnologia defasada, etc.

Também anote os fatores externos que possam influenciar o desempenho de sua empresa. Por exemplo, sazonalidade, concorrentes emergentes, novos entrantes no mercado, etc.

Faça essa análise, e conseguirá enxergar melhor alguns pontos que precisam ser melhorados, os cuidados que devem ser tomados e identifique elementos-chave para a gestão de sua empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação.

Foque no aumento de produtividade

Sabemos que o dia tem 24 horas e que, muitas vezes, um empreendedor gostaria de alongar esse tempo para cumprir todas as tarefas do dia. Mas, acredite, que mesmo que fosse possível conseguir essas horas a mais, não seria necessário.

Há tempo suficiente para fazer tudo o que é importante. Basta aprender a fazer a gestão correta do seu tempo. Comece fazendo, diariamente, uma lista de tarefas, por ordem de prioridade e estime um tempo para a realização de cada uma delas. Tente cumprir essas metas no prazo determinado, mas lembre-se de ser realista em sua projeção.

Faça um controle rígido de suas finanças

Crie uma planilha anual que possa ser atualizada constantemente. Dessa forma, você conseguirá avaliar melhor os meses de pico e os de “crise”. Esse controle deve conter todos os gastos fixos da empresa, como água, luz, internet, hospedagem, telefone, aluguel; bem como gastos de produção, matéria-prima, transporte e embalagem.

As entradas também devem fazer parte desse orçamento. Ou seja, as vendas. Mas não se esqueça de descontar os impostos. Esse controle deve ser feito com periodicidade. O intervalo deverá ser definido por você, mas o importante é que, além de mantê-lo atualizado, você possa analisá-lo, ver os gastos da empresa e pensar em maneiras de enxugá-los.

Organize a entrega dos produtos

Não adianta nada receber um enorme volume de pedidos, se sua loja não estiver preparada para entregar as encomendas no prazo estipulado. Para não vacilar na hora mais importante para o consumidor, ou seja, na entrega, não prometa algo que não possa ser cumprido. Estique a margem do prazo de entrega, porque imprevistos acontecem.

Sempre pesquise os melhores serviços de entrega no mercado. Faça contratos com Correios ou transportadoras e ganhe descontos, mas não se feche 100% para um único serviço de entrega, tenha sempre um plano B (e C) na manga.

Gostou das dicas? No Superguia Academia UOL HOST – Prepare sua loja para decolar, você encontra muito mais. Não deixe de conferir!

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