4 dicas para vender em um ramo que você ainda não conhece

em jan 14, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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Scott Tannen - Boll Branch

Boll & Branch é um e-commerce de roupas de cama e toalhas que faturou cerca de US$ 15 milhões em 2015. A peculiaridade do negócio é que, quando Missy Tannen e seu marido Scott fundaram a startup, em 2013, eles conheciam muito pouco sobre o ramo além da experiência como consumidor, porém, enxergaram uma oportunidade de negócio e decidiram investir.

Segundo Scott, a categoria de bens domésticos apresentava uma lacuna: não havia uma empresa que vendesse material de qualidade alta, eticamente fabricado e com algodão orgânico de uma fonte confiável por um preço justo, disse o empreendedor, em entrevista ao site Enterpreneur.

Com o objetivo de preencher essa lacuna, o casal montou uma empresa que vende roupas de cama e toalhas feitas de algodão indiano, exclusivamente online. A saída para bater a concorrência foi estabelecer uma taxa fixa de 100% de lucro para todas as peças vendidas. Se o custo total com materiais, fabricação e transporte de mercadorias para os EUA foi de US$ 100, os clientes podem encontrar na www.bollandbranch.com por US$ 200. Segundo Scott, tecidos deste tipo com um custo de produção de US$ 100 são usualmente vendidos no varejo por cerca de US$ 500.

Confira as quatro lições dos empreendedores para montar um negócio em uma área diferente da que está acostumado.

1. Seja paciente

Em primeiro lugar, é necesário preparar-se para uma curva de aprendizagem. Antes de lançar a Boll & Branch, Messy e Scott passaram um ano pesquisando e conversando com profissionais com experiência em e-commerce e bens domésticos. Para Scott o segredo foi entender como as coisas funcionavam, mas estar disposto a fazer diferente do que sempre foi feito.

2. Saiba onde quer chegar

O casal apostava suas fichas na hipótese que o diferencial da empresa seria a alta qualidade dos produtos e a origem responsável dos materiais e principalmente da mão de obra. Ao se informar sobre os meios para providenciar isso, perceberam que seria difícil viabilizar todo o processo, mas mantiveram-se fiéis ao objetivo inicial.

O resultado logo na primeira linha de produtos foi muito melhor do que eles mesmos esperavam. A expectativa era vender toda a primeira produção de lençóis em cerca de 18 meses, porém, os baixos preços e a qualidade do material fez com que o estoque se esgotasse em apenas seis semanas.

3. Não tenha medo da concorêrncia

Às vezes, a inexperiência pode ser uma vantagem. Enfrentar grandes players do mercado pode ser difícil, mas para grandes empresas, é mais difícil se adaptar às mudanças de demanda dos clientes. Além disso, o empreendedor acredita que uma visão de fora pode ser extremamente útil em um mercado onde a inovação não é constante, e pode render bons insights, afinal, ninguém melhor para identificar as demandas do consumidor do que o próprio consumidor.

4. Esteja cercado por pessoas de confiança

Em uma relação de sociedade, é vital estar ao lado de alguém em que se confia para desempenhar funções de grande responsabilidade. Mas para desbravar um novo mercado, também é vital aliar-se a empresas e consultorias especializadas no assunto. Desde a escolha dos softwares e plataformas ideias até a tomada de decisões estratégicas, para fazer sucesso no mercado de e-commerce é preciso saber onde investir e principalmente como quantificar o sucesso de seu negócio.

Informações do site Enterpreneur

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