4 erros em usabilidade que precisam ser eliminados

em jan 26, 2016:por

Felipe Martins

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
Views79
4 erros em usabilidade que precisam ser eliminados

Usabilidade é um conceito fundamental quando o assunto é e-commerce. A necessidade de apresentar uma loja virtual estruturada, que garanta a navegação satisfatória do consumidor é obrigação de todo empreendimento que almeja alcançar o sucesso no mercado virtual.

Imagine que seu e-commerce tem investido pesado em marketing e, como consequência, o tráfego dentro da loja aumentou consideravelmente, mas o tempo de permanência não é suficiente para a finalização da compra; o que estaria acontecendo?

1. O fundo da loja não contrasta com o texto

Proporcionar uma experiência satisfatória ao cliente deve ser o objetivo do seu e-commerce. Por isso, certifique-se de que o básico está sendo oferecido, neste caso, o básico é a facilidade de leitura; que tal o fundo branco com as letras pretas? Simples, mas muito eficaz.

2. O menu é confuso

Ao falamos de menu quanto mais objetivo, melhor. Apresente, portanto, as opções de categorias mais importantes para não confundir seu consumidor. Além disso, vale ressaltar, que muitas vezes o campo de busca é mais eficiente do que o próprio menu; portanto, garanta em um campo de busca igualmente eficaz.

3. O tamanho da fonte dificulta a leitura

Parece óbvio, mas ainda há muitos e-commerces que falham nesse quesito: letras menores do que o ideal. Mas por que essa questão é tão importante? Simples: há muitos idosos que estão no e-commerce; e além disso, monitores ganharam mais pixels e os smartphones e tablets ampliaram sua influência, ou seja, tudo deve ser adaptado.

4. Muitos pop-ups na loja virtual

Atualmente, os pop-ups ou splash screens estão usados com moderação e objetivo definido, como conquistar leads ao conceder um desconto para a compra. Contudo, alguns e-commerces insistem em apresenta-los abundantemente e com diversos objetivos para o visitante; cuidado com esse recurso.

Esses são alguns problemas que, infelizmente, ainda são comuns no mercado virtual. Portanto, vale repensar tais erros e solucioná-los; isso proporcionará uma navegação mais agradável ao seu consumidor, que chegará à finalização da compra sem dificuldades.

Aposte e sucesso!

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

ÚLTIMAS DO MERCADO

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25