4 maneiras para evitar problemas na entrega dos seus produtos

em ago 11, 2015:por

Marcelo Varon

Possui mais de 10 anos de experiência no mundo digital e atualmente é o Gerente geral de Marketing e vendas do Uol Host, divisão do Grupo UOL especializada em pequenas e médias empresas que queiram entrar e crescer no mundo online.
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Você sabia que pesquisas apontam que 98% das queixas dos e-consumidores são relacionados ao atraso ou à não entrega da mercadoria? Duvida? Então, dê uma rápida pesquisada no Reclame Aqui e confirme.

E as reclamações, diferente das entregas, não demoram nem um pouco para chegar. Elas aprecem na velocidade de um clique!

Distribuir encomendas para diferentes endereços e regiões do país realmente não é tarefa fácil. Tanto que nem os grandes players do mercado escapam de dar uma escorregada nesse quesito.

Há alguns anos, a B2W (responsável pela Americanas.com, Shoptime e Submarino) foi impedida pelo Procon-RJ de realizar vendas através do site Americanas.com dentro do estado, por conta de entregas atrasadas.

Além de se preocupar com a logística, o empreendedor também tem que estudar as leis de cada estado para evitar qualquer tipo de imprevisto no futuro. Isso sem falar em pequenos cuidados, como embalar bem o produto. Enfim, o processo de entrega vai muito além do despacho de mercadoria. Veja alguns cuidados que são precisos:

Orçamento exclusivo para perdas

Trabalhe sempre com uma margem de perdas e devoluções. Ao começar as atividades, crie um pequeno orçamento para eventuais problemas de entrega dos produtos. Isso pode ocorrer especialmente com produtos frágeis e perecíveis, que são mais vulneráveis a danos durante o trajeto.

Essa reserva vai ajudá-lo a não sentir tanto no bolso em caso de erro e, no balanço final, você vai saber quais foram os reais gastos com o transporte.

Analise prós e contras de cada tipo de entrega

Os meios mais comuns são Correios ou via transportadora privada. Antes de fechar com uma das duas, estude a melhor opção de entrega para a sua loja virtual.

Os Correios além de terem acesso a locais mais afastados, têm contratos exclusivos para lojas virtuais, que trazem alguns benefícios, como menor preço.

O ponto negativo dos Correios está no limite de peso das encomendas, e as greves de funcionários, que acabam prejudicando o prazo de entrega prometido pela loja.

As transportadoras não limitam pesos, e teoricamente, cumprem com o os prazos. Mas, às vezes, o pequeno e médio empreendedor pode encontrar dificuldades com esses serviços, pois algumas dessas empresas exigem uma grande quantidade de produtos para fechar um contrato de entrega.

Proteja bem os produtos na viagem

Pode parecer banal, mas saiba que existe muita loja que ainda peca nesse item. Sempre proteja suas mercadorias com plástico-bolha e espuma, independente do produto ser frágil ou não.

O estado precário de muitas estradas e uma viagem longa com mercadorias totalmente diferentes dentro do mesmo veículo (uma geladeira junto com uma bicicleta, por exemplo) podem danificar alguns produtos.

Além disso, que tal caprichar na embalagem? Essa pode ser uma maneira de surpreender seu cliente e fidelizá-lo.

Estoque sempre abastecido

A regra é simples: a oferta não pode ser maior que a demanda. Por mais tentador que possa ser, não venda se não tiver em estoque. Não conte com “a possível nova remessa que irá chegar nos próximos dias”. E se ela não vier, como fica?

A loja norte-americana de produtos eletrônicos, Best Buy, deu uma mancada desse tipo. Acredite, se quiser! A varejista ofereceu descontos imperdíveis para conquistar mais e-consumidores. A estratégia trouxe milhões de pessoas para o site da loja. Contudo, o estoque da loja não estava preparado para atender a todas as procuras, o que frustrou uma série de clientes.

E não se esqueça: entregue bem, para entregar sempre. Boas entregas!

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