5 métricas fáceis de analisar que ajudam a crescer uma fan page

em set 13, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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Por: Camila Porto

As principais dificuldades apresentadas pelos empreendedores e profissionais de mídia social residem, na maioria, em uma única fonte de problemas: a falta de mensuração dos resultados. É preciso medir e compreender como melhorar cada um dos fatores, como usuários atingidos, pessoas alcançadas, pessoas envolvidas, dentre vários outros dados.

Quando você não define suas métricas, qualquer coisa pode ser boa ou ruim. Só definir as métricas e não acompanhá-las não vale para nada.

O Facebook é a rede social que oferece mais alternativas de mensuração. Desde taxas de engajamento até melhores tipos de publicação, o Facebook Insights ajuda a identificar o andamento das estratégias de publicações e anúncios, com dados que devem ser lidos e acompanhados.

O acompanhamento dos dados de publicações no Facebook serve para ajudar os empreendedores a traçarem estratégias de pulverização de serviços, produtos ou informações. Mas não basta analisar uma ou duas vezes essas métricas para se ter resultado. A análise dever ser constante.

No entanto, muitas pessoas possuem dificuldades em entender as inúmeras métricas e, para sanar estas dúvidas, a especialista em internet marketing lista as 5 principais métricas que devem ser bem analisadas para acompanhar o desenvolvimento de uma fan page.

1- Engajamento

Pode ser analisada como engajamento de propagação (pessoas que curtiram, comentaram ou compartilharam sua publicação), ou engajamento de ação (pessoas que clicaram em um link, em uma imagem, ou reproduziram um vídeo).

Dependendo do objetivo da sua postagem, esses dados podem ter mais ou menos peso. Por exemplo, o número de pessoas que curtiram sua publicação pode ser mais importante do que o número de pessoas que reproduziram um vídeo na sua página. Esta análise permite que você entenda e invista na melhor ferramenta de publicação.

2- Evolução de números de fãs

Outra métrica importante para medir a evolução das suas estratégias é acompanhar a evolução do crescimento da sua base de seguidores. Saber quantas pessoas novas curtem página mostra o quanto ela está crescendo.

É interessante definir um padrão, como por exemplo o número de curtidas diárias em publicações ou na própria página e, a partir disto, ter a meta de fechar todo dia com aumento nestes números. Isso faz com que seu conteúdo fique cada vez mais atrativo para conseguir este crescimento de curtidas.

3- Visitantes únicos

É importante também medir o número de pessoas que visitam sua página no Facebook, quais aplicativos mais despertam o interesse e a origem dessas visitas. Isto reflete na sua atual visibilidade na rede, e faz com que você pense em novas estratégias de como converter mais seguidores.

4- Pessoas alcançadas

Ao conhecer o perfil do público alcançado, é possível criar conteúdo direcionado às necessidades dele. Não existe regra e nem receita: o ideal é estar atento, fazer pesquisas, perguntar ao público e investigar do que eles realmente gostam, para compreender cada vez mais o que eles querem. A base para a pesquisa deve estar nos dados apresentados pelas métricas do Facebook, como idade e sexo.

5- Pessoas envolvidas

Tão importante quanto mensurar as pessoas alcançadas é prestar atenção ao número de pessoas envolvidas. Apesar de você impactar um perfil de público, é possível que o público que mais interaja com suas postagens seja outro. Por isso, é preciso ter muito claro qual o objetivo primordial: ter grande alcance ou grande envolvimento.

Atualmente, é importante investir em envolvimento para que o Facebook entregue para mais pessoas, mas também é preciso ter claro qual o objetivo principal de cada uma das postagens.

Por fim, a especialista conclui que a análise deve ser ao menos semanal. Não dá para fugir da análise de dados de suas redes se o objetivo é ter essas ferramentas como forma de alavancar seu empreendimento.

Fonte: E-commerce Brasil

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