5 sinais de que seu site precisa urgentemente de CRO

em ago 15, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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Conversion Rate Optimization, ou otimização da conversão é um conjunto de técnicas relativamente novo e que rapidamente se tornou fundamental para qualquer ambiente online. Mas, antes, o que é conversão? O termo é comumente relacionado a uma venda. Pode ser, mas é mais que isso. Significa uma ação do usuário, como o envio de um formulário ou o download de um aplicativo, por exemplo.

Se você está em dúvidas quanto à necessidade de CRO para o seu site, a gente te ajuda. Se qualquer um dos tópicos abaixo fizer sentido para a sua realidade, é sinal de seu site precisa ser otimizado.

1. Nenhum site é perfeito

Nenhum site está pronto porque devemos considerá-lo um ambiente mutável e não estático. Há muito viemos falando que o site – assim como outras plataformas como e-mail, SMS e push – também deve ser tratado como um canal direto de comunicação. E, para que seja relevante, ele dever ser personalizado conforme as necessidades do cliente e deve haver convergência com outros canais.

O ambiente online também precisa se adaptar às mudanças de comportamento do público, sendo necessárias modificações com fins de otimização. Ou seja, CRO.

2. Site novo, plataforma de vendas nova. Mas nada de aumentar as vendas
Talvez você não precisasse ter feito essa mudança tão radical. Antes de alterar um site ou uma plataforma de vendas, é recomendado um estudo de usabilidade e a realização de alguns testes A/B para entender o porquê de algumas situações que lhe incomodam a ponto de querer um site novo. Após esses testes, várias respostas e aprendizados estarão à mão e poderão ser levados para o novo ambiente. Não modifique o site inteiro com base em “achismos”. Lembre-se:if you are not testing you are guessing.

Mas já que está feito, antes de qualquer coisa, deve-se considerar a curva de aprendizagem dos usuários para compreender o novo layout e novas funcionalidades. É preciso olhar para as dificuldades desse usuário e tentar saná-las, algo que pode ser feito por meio da tecnologia aliada a um time de especialistas em CRO.

3. Minha taxa de rejeição está muito alta
Taxa de rejeição é uma métrica relativa e altamente discutível. Cada site tem sua própria média de bounce rate. Assim, deve-se levar em conta o aumento da taxa de rejeição comparando período X versus período Y para que a resposta seja viável.

De qualquer forma, se mesmo após traçar esse paralelo entre datas, sua taxa estiver subindo, tem alguma coisa a ser melhorada e você pode descobrir isso com o apoio de um projeto de CRO.

4. Foco em desktop? Isso é muito 2015

Vários players já constataram que o mobile ultrapassou o desktop em acessos. Ser mobile first já não basta.

O que foi mencionado no primeiro item deste texto também vale para sites móveis: o ambiente precisa ser otimizado e adaptado às necessidades e preferências do usuário. Então, pensar CRO para mobile é extremamente importante.

O primeiro passo é avaliar se o crescimento do acesso ao mobile está sendo acompanhado pela conversão. Esse é o primeiro indício da necessidade de um projeto de otimização da conversão.

5. Meus carrinhos vivem abandonados
Outra métrica relativa: abandono de carrinho. O indiscutível aqui é que é muito ruim bater na trave.
Às vezes o problema não está no carrinho em si, mas falta de informação na página anterior (a página do produto). É otimizar o máximo possível as seções anteriores para levar um público mais qualificado pra dentro do carrinho.
Outra questão fundamental é a audiência. Levar público desqualificado para o site ocasionar muitos problemas, sendo aumento da taxa de abandono o principal.

É preciso gerir dados para conhecer e tratar a audiência, acionando-a com campanhas relevantes e consistentes em todos os canais – é o cross-channel marketing.

Fonte: BlogPMWeb (Por: Suelen Giacomele)

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