5 Tendências para Mobile Commerce

em nov 22, 2013:por

Rafael Rijo

Graduado em administração e mestrando gestão estratégica de negócios internacionais. Atualmente é colaborador da Next Target.
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Mobile commerce

Atualmente, para a maioria dos consumidores, os celulares são a sua primeira fonte de informação. De acordo com estudos, os usuários verificam os seus equipamentos numa média de 150 vezes por dia.

Estes dados estatísticos refletem enormes oportunidades para comerciantes que queiram tirar partido do potencial dos celulares.  E enquanto os vendedores incorporporam os dispositivos como novos e eficientes canais de ligação e fidelização com os seus clientes, os profissionais de marketing deverão compreender estas cinco tendências emergentes no mundo do mobile-commerce:

O NFC não sobreviverá à expetativa criada – Near Field Communication (NFC) será finalmente confirmada com uma tecnologia sobre a qual se exagerou na criação de expetativa. Está a levar demasiado tempo para se colocar o NFC integrado nos celulares e a adoção da tecnologia por parte dos vendedores também não está a ser a melhor. O NFC será ultrapassado por sistemas de pagamento que usam tecnologias baseadas na localização, como o Square e, possivelmente, o Passbook da Apple. Estes métodos de pagamento seguro utilizam a poximidade para saberem quando o cliente se encontra na loja e permitem o pagamento e check-out de uma forma rápida e prática. Este sistema proporciona uma experiência melhor para o cliente e será o futuro do pagamento através de celulares.

Evolução da Mobile-Wallet – O foco agora será na experiência do utilizador e em objetos nas carteiras celulares – cupons, cartões de fidelização, ticket de embarque, bilhetes, etc. A utilidade do Passbook como um canal de destribuição para os profissionais do marketing já foi comprovada. A apresentação do Google Wallet Objects mostra o foco atual na experiência do utilizador ao invés de na tecnologia utilizada. O Passbook continuirá a evoluir, através da incorporação de novas funcionalidades que permitirão aos seus usuários partilhar mais facilmente ofertas e promoçoes com amigos.

O reaparecimento dos cartões de fidelização – Os Marketers poderão agora enviar diretamente cartões de fidelização, recompensas ou promoções exclusivas para os celulares dos seus clientes. Isto aumentará o engajamento com o cliente assim como ciclo de vida útil do mesmo. Os clientes esperam que programas de fidelização funcionem melhor em celulares porque lhes permitirão ganhar e guardarem os seus pontos em tempo real e de uma forma mais cómoda e organizada.

Até à data, a maior parte do uso de carteiras virtuais em celulares está focado em ofertas promocionais e ticket de embarque; profissionais do marketing começarão agora a perceber quão eficaz poderá ser o uso de ações de fidelização através do Mobile-Wallet.

Personalização em tempo real de App em loja – Os aplicativos serão personalizados e mais úteis dentro de lojas e se adaptarão de acordo com a localização do cliente. Por exemplo, se o cliente possuir o aplicativo de um vendedor, o funcionamento da app mudará automaticamente assim que este entrar na loja física, oferecendo funcionalidades exclusivas, como um mapa da loja, alertas para promoções e ofertas únicas ou localização de artigos. A app pode ainda sugerir produtos com base nas preferências do cliente, oferecendo coupões e ofertas especiais, fazendo o respetivo envio diretamente para o celular.

Vendedores vão angajar o comprador “conectado” – Os comerciantes têm, até então, receado a alteração de hábitos dos seus clientes que resultam dos avanços tecnológicos. Mas isto será invertdo e os celulares serão o canal perfeito para reativar este engajamento. Os clientes-mobile são reconhecidos como uns dos mais leais e fidelizados grupos de consumidores e, por isso, deverão ser tratador de uma forma diferenciada. Ao invés de serem abordados com os usuais incentivos através de múltplos canais – email, Web, SMS, etc –  este cliente receberá ofertas segmentadas com base, não só nas suas preferências, mas também em fatores como a hora específica do dia ou na sua localização. Como os celulares são um canal tão eficaz, espera-se que comecem a surgir, através deles, ofertas promocionais deste tipo.

O mobile-commerce continuará a evoluir rapidamente em 2013 e 2014. Para ser eficaz, os profissionais de marketing dever-se-ão focar em guiar os seus clientes através de processos de venda dinâmicos e multi-canais e de experiências em celulares que sejam direcionadas, fidelizadoras e eficientes.

 

Fonte: http://www.practicalecommerce.com

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  1. […] Grande parte da não aceitação do produto até então, se deu pela inoperância de aplicar a tecnologia NFC  aos aparelhos celulares para transmitir os dados da transação. Possivelmente, quando essa […]

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