6 motivos que podem prejudicar suas vendas no mobile

em mar 20, 2014:por

Felipe Gomes

Felipe Gomes é COO & Co-Founder da Über Digital, agência focada em criação, user experience e desenvolvimento para e-commerce. Tem mais de 10 anos de experiência no mercado digital e comércio eletrônico.
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Em todo mundo os usuários de dispositivos móveis representam um segmento muito curioso: ao mesmo tempo que eles se mostram um público muito promissor, uma vez que o acesso via celulares e smartphones cresce de maneira surpreendente,  também se mostra muito frustrante, principalmente do ponto de vista da baixa taxa de conversão. Cada dia mais e mais pessoas estão utilizando seus smartphones para navegar em lojas virtuais, conhecer produtos, compartilhar coisas bacanas, porém não estão comprando via mobile.

Os varejistas estão de cabelo em pé tentando descobrir maneiras de aumentar a probabilidade dos usuários que visitam suas lojas através desses dispositivos móveis comprarem muito mais do que o fazem hoje em dia, tendo em vista que o tráfico mobile aumenta em larga escala com o passar dos dias.

Muitas são as possibilidades e mudanças que podem auxiliar no aumento de conversão via mobile. Poderíamos citar vários bons (e maus) exemplos do que as empresas tem feito, mas vamos focar naquilo que penso ser o melhor lugar para se começar a “reforma”: o processo de checkout. E por que é o melhor lugar? Independente do restante do site, quando melhoramos o processo de checkout, tornando-o bem estruturado,, com ótima usabilidade e otimizado para dispositivos móveis, os resultados são imediados e surpreendentes.

Vou citar agora alguns exemplos e razões de porque os usuários de dispositivos móveis podem estar abandonando carrinhos e prejudicando as vendas.

Número 1: Design jogando contra

Um dos erros mais praticados pelas lojas virtuais do mundo todo, especialmente no Brasil, é apresentar ao consumidor um processo de compra cheio de banners, sugestões de produtos e mais um monte de coisas desnecessárias. Quando seu cliente decide ir pro processo de compra, nada deve tirar sua atenção. Não é mais hora de oferecer outros produtos pra deixá-lo indeciso (e acabar desistindo da compra), não é necessário deixar visível campo para digitação de cupom de desconto, pois isso pode fazer com que ele tente encontrar um na internet e decida fazer a compra depois (deixe um link com um CTA do tipo: “Digitar cupom de desconto”), enfim, quanto mais direto, maiores suas chances de conversão.

Número 2: Formulários extensos e chatos

Formulários geralmente são um dos principais vilões no abandono de carrinhos, principalmente quando a loja virtual não possui uma versão mobile. Os usuários precisam ficar aumentando zoom, diminuindo zoom, muitas validações de preenchimento apresentam problemas e tudo isso faz o cliente desistir. Simplifique e facilite as coisas!

Número 3: Obrigatoriedade de cadastro

Obrigar os usuários a se cadastrar, assim como formulários extensos, é um erro cometido por muitas lojas virtuais. Ofereça compra sem cadastro aos seus usuários, posteriormente eles poderão completar suas informações e isso não irá atrapalhar quando ele quiser comprar pela primeira vez. Pense nisso!

Número 4: Fluxo imprevisível

Se as pessoas já não tem paciência e são bastante ansiosas quando estão acessando a internet sentadas em suas casas, escritórios ou até mesmo deitadas na cama, imagina quando estão visitando um e-commerce utilizando seus smartphones? Mostrar ao cliente exatamente mais quantos passos ele terá até a conclusão é importante para acalmar seus ânimos e incentivá-lo a ir até o final. Quando o usuário não tem um índice de onde ele está e para onde vai, pode sentir vontade de comprar depois, com mais calma. E quem perde é a loja.

Número 5: Aparente falta de segurança

A internet tem se tornado um dos principais meios de compra no mundo, mas não se iluda: muitas e muitas pessoas ainda tem medo e receio de comprar on-line. Por isso é muito importante transmitir o máximo de confiança e segurança possível a seus clientes. Exiba com orgulho seus certificados de segurança, selo de empresas de avaliações (como E-bit, Buscapé, etc.) e ícones de cadeados de segurança. Isso fará com que os usuários se sintam muito mais tranquilos, pode ter certeza!

Número 6: Falta de Testes A/B

Tudo o que citamos acima são erros que podem (e provavelmente irão) acontecer com qualquer varejista on-line. Sempre erraremos e acertaremos, mas isso deve ser muito bem vigiado para que os erros sejam notados rapidamente e as mudanças necessárias aconteçam. Daí a importância dos Testes A/B, e não só para versões desktops, igual muita loja virtual vem fazendo, faça os testes para suas versões mobile, elas são muito importantes e quando o desempenho melhorar, ajudarão bastante no faturamento.

Conclusão

Se o abandono de carrinho já é um problema difícil de ser resolvido no comércio eletrônico em seu ambiente comum de compra (notebook e desktops), o que dizer nas versões mobile? Deve-se ter muito cuidado e dedicar bastante atenção ao comportamento do usuário que acessa uma loja virtual via dispositivos móveis.

Tem interesse em saber mais sobre como melhorar o processo de checkout? Deixe sua dúvida aqui nos comentários, com seus dados de contato, que a gente bate um papo! :)

Um abraço e até a próxima!

 

Referências: http://www.mobify.com/

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