8 dicas sobre SEO Off Page – Porque SEO não é só On Page

em nov 26, 2015:por

Davi Frate

Formado em Administração pela PUC-SP, é apaixonado por e-commerce, marketing digital e tecnologia, tem mais de 6 anos de experiência nas respectivas áreas. Atuou em grandes e-commerces como Tricae e Meu Amigo Pet, atualmente é consultor de e-commerce na Rakuten e professor no curso “’Gerentes de e-Commerce” pela Buscapé University.
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4 dicas para sua loja virtual aparecer nas buscas

Você está começando um e-commerce, pretende se aventurar sem apoio de agências ou parceiros, mas nem sabe o que é SEO? É muito importante hoje em dia entender sobre Search Engine Optimization, conjunto de certas técnicas que irão ajudar a classificar seu site o mais alto possível em páginas de resultados de motor de busca (SERPs). Essa pode ser a forma mais barata e eficaz para te gerar mais tráfego.

Mas para se obter resultados de otimização de busca, é preciso criar uma boa estratégia de SEO, se preocupar com o que vai além do On-Page. Ou seja, muitos profissionais tratam de analisar o que podem fazer dentro de seus sites para ajudá-los na classificação mais alta, como títulos da página, links internos, meta tags e descrições, etc, e acabam se esquecendo de outra parte muito importante: o Off-Page.

O conjunto que refere-se a todas as coisas que podem ser feitas diretamente fora de seus sites para ajudá-los a subir no ranking, como as redes sociais, artigos, fórum e blog de marketing é, muitas vezes, deixado de lado. Então, se você quer ter um plano realmente eficaz para melhorar a posição de sua página nos motores de buscas, atente-se a alguns pontos:

1. Redes Socias – Todo o mundo está lá!

Às vezes conhecido como “Gestão de Reputação Online”, se envolver com redes sociais é o passo fundamental para você começar a anunciar, comercializar e construir sua reputação online dentro do seu nicho. Inscreva-se nas redes sociais mais populares, tais como; Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+, e crie um perfil de sua preferência. Isso te permite estender sua rede online de contatos, se conectar e interagir com seus amigos, para compartilhar informações e, o mais importante, promover o seu site / blog e ajudar a construir a sua reputação online.

2. Blog da loja – Blogar é uma das melhores maneiras de promover o seu e-commerce

Ao escrever um blog para o seu site, você dá uma razão para que os visitantes voltem à sua página para acompanhar novos posts, por isso é importante trazer conteúdo relevante sobre produtos, nicho no qual você atua e mostrar a identidade da sua marca ou loja. Produza conteúdo exclusivo para o seu blog, tais como; infográficos, top lists, tutoriais e vídeos virais, e seja claro e conciso no que você está tentando transmitir aos seus leitores. Se você não é muito bom em escrever o conteúdo, então contrate um blogueiro convidado e peça para escrever o conteúdo preciso e único. Isso também ajuda os motores de busca a indexarem o seu e-commerce com mais frequência, pois eles atualizam conforme as suas alterações no blog.

3. Marketing Blog – Siga, comente…

Poste comentários em outros blogs dentro do mesmo nicho que o seu, que permitem que você adicione um link na seção de comentários. Esses links podem ser rastreado pelos motores de busca, ajudando a apontá-los para o seu site.

4. Fórum de Marketing – Posicione-se como especialista
Encontre fóruns on-line que estejam relacionados ao seu nicho e participe. Responda tópicos, responda perguntas que você tenha conhecimento, ofereça conselhos, etc. Isso tudo ajuda a construir a sua reputação como alguém que é um especialista dentro desse nicho. Tente usar “comentar” nos fóruns de modo que você possa incluir um link para seu site em sua assinatura, o que ajuda os motores de busca indexarem o seu site.

5. Resposta e Perguntas

Você também pode participar ativamente respondendo perguntas em sites como o Yahoo Respostas. Ao responder e fazer perguntas relevantes em seu site de nicho, você ajuda a construir a sua reputação como alguém que é um perito em seu campo escolhido. Você pode colocar um link para seu site na seção de origem, se necessário, de modo que as pessoas encontrem facilmente o seu site.

6. Search Engine Submission – Inscreva-se

Os motores de busca encontrarão o seu site, mas isso pode demorar um pouco. Para acelerar tudo, você deve enviar seu site para os motores de busca mais populares, como Google, Yahoo, Bing, etc.

7. Compartilhamento de foto – Imagem também é conteúdo

As fotos do seu e-commerce podem e devem fazer parte do conteúdo, então você pode compartilhá-las nas principais plataformas específicas para isso, como o Flickr, Picasa, Pinterest e Instagram. Outras pessoas podem buscar conteúdo relacionado ao seu e ver suas imagens. Não esqueça de colocar um link direcionando para seu site, preferencialmente levando para o produto da imagem divulgada.

8. Vídeos

Produza também vídeo de produtos, institucional, conceitual e tutoriais. Disponibilize esse conteúdo em sites como YouTube e Vimeo.

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