9 Dicas para sua loja evoluir em 2014

em abr 02, 2014:por

Iago Rodrigues

Estudante de Design Digital, possui dois anos de experiência como Web Designer. Atualmente, atua com designer na área de Interface Web, na eNext Marketing Services.
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No ano de 2014, as apostas do e-commerce estão todas conectadas com a realização da Copa do Mundo de Futebol. Historicamente o período que compreende o torneio sempre teve as vendas aquecidas. Televisores, artigos de telefonia celular, tablets, materiais esportivos, camisetas de seleções devem impulsionar as vendas.

Nesse cenário as redes sociais devem receber uma atenção especial por parte dos lojistas de internet. Segundo pesquisa que faz um balanço do acesso às mídias sociais no ano de 2013, divulgada no dia 30 de dezembro pela Pew Research Center, 71% dos internautas estão no Facebook, mantendo o site como a rede social favorita dos usuários de internet. Na segunda posição já aparece o Linkedin com 22%. O Twitter com 18% caiu para o quarto lugar, já que o Pinterest têm aumentado a sua popularidade e agora ocupa o terceiro lugar com 21%. O Instagram aparece em quinto com 17%.

As pessoas que compram pela internet são as mesmas que se relacionam pelas redes sociais. Se você quer ter sucesso nas vendas em 2014, aposte na divulgação nessas redes, crie conteúdo relacionado com as ofertas da sua loja virtual e esteja sempre marcando presença.

Aproveito e deixo aqui como retrospectiva 2013 e tendência para 2014, alguns conselhos e dicas, baseado no que presenciei no mercado este ano.

Login e Senha (possibilidade de comprar como visitante ou outro tipo de conexão via redes sociais, sem a obrigação de preencher longos cadastros ou logins antes da hora de pagar)

Meios de Pagamentos (Você recebe todos os cartões, vários facilitadores e etc? Faz 1 Click to buy? Deixe o cliente ter o poder de escolher?)

Atendimento (Usa ChatOnline, CallBack e etc?, seu atendimento precisa estar disponível na hora da venda!)

Usabilidade (Sua loja é atraente e fácil de usar? Tem que ser as duas! Se a navegação está confusa, saiba que quanto menos cliques, melhor. – Está se esforçando para deixar sua loja mais amigável também para os dispositivos móveis?)

Infraestrutura (O seu servidor de hospedagem ainda é aquele baratinho ou gratuito? Você usa uma Plataforma de sistemas amadora? (Está na hora de pensar em estrutura profissional 24/7 para garantir que sua loja não fique fora do ar ou lenta.)

Conteúdo (Ainda copia conteúdo do produto alheio e publica na sua loja? Conteúdo é muito importante e deve ser relevante e único. Evite postar conteúdos duplicados em suas páginas.).

Blog, Redes Sociais e Videos (É preciso gerar muita interação e conteúdo próprio para melhorar o engajamento e a presença orgânica da loja nos buscadores e etc)

Mensurar (Você analisa ou tem indicadores de performance? Sem eles fica difícil verificar conversão, acessos, bounce rate, tempo navegação, taxa retorno, etc.)

Divulgação (O você faz para atrair os clientes? Use intensivamente o Marketing Digital, use o e-mail marketing apenas como parte integrada de uma campanha, não fique somente nisso! invista em palavras, links e posts patrocinados, use e apareça também nos comparadores de preços.)

Logística (Você entrega no prazo? Não precisa ser em menos de 24 horas, precisa ser no prazo informado! A logística é um dos fatores mais importantes de satisfação do cliente. Você tem equipe e um sistema eficiente para controlar isso?)

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