A importância da embalagem para as vendas online

em mai 21, 2013:por

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No mercado de e-commerce, como em qualquer outro negócio, os responsáveis sabem da importância de todos os processos, e por isso, cuidam de cada fase para que tudo saia como o previsto. Os gestores passam um bom tempo definindo a melhor aparência para o site, sempre em busca de melhores resultados. Gastam também bastante tempo fazendo um plano de marketing, porém, de nada adianta tudo isso se a operação não for boa, e por isso, a preocupação com o tempo de entrega e como o produto chegará ao consumidor é ainda maior do que as duas citadas anteriormente.

Os responsáveis pelo e-commerce sempre estão buscando a forma mais rápida de entregar o produto ao cliente. Porém, durante todo este processo há um item que tende a ser o mais fraco, e muitas vezes não recebe a atenção necessária: a embalagem do produto. Uma embalagem pode representar uma grande diferença entre você e o seu concorrente, e não estou falando somente da aparência da embalagem, mas também da segurança, peso, e ergonomia que esta deve ter para que surpreenda o consumidor. Uma embalagem boa e atraente pode fazer com que o cliente volte a comprar na sua loja virtual.

Segundo um estudo realizado em 2011 por Jean-Pierre Lacroix sobre a importância da embalagem antes da compra, 64,9% dos consumidores de e-commerce vêem como fator mais importante na hora de comprar o produto que ele seja protegido durante o transporte.

 

Como deve ser a embalagem para produtos de e-commerce? As lojas devem ter como prioridade a segurança de que o produto será entregue do mesmo modo com que foi embalado: em perfeito estado. Para isso é importante que se tome alguns cuidados, como:

– Embalar corretamente o produto de acordo com sua necessidade. Embalar uma camiseta é diferente de embalar um sapato, um eletrônico, e qualquer outro produto;

– Ficar atento para que o produto não sofra nenhuma alteração ou deterioração resultante de mudanças climáticas durante o transporte;

– Estar sempre protegido qualquer que seja o meio de transporte: terrestre, marítimo ou aéreo;

– Proteger o produto para que não se altere devido ao tempo entre sair do armazém e chegar ao cliente final (principalmente alimentos); – Proporcionar facilidade para armazenagem durante o transporte;

- Proporcionar agilidade durante o manuseio. Utilizar a embalagem para branding Adicionalmente, além de o produto ter que chegar em perfeita condição, a embalagem é responsável pela imagem da empresa e pela primeira impressão real que o consumidor irá ter de seu e-commerce.

No estudo realizado por Jean-Pierre Lacroix, também se concluiu que 32,9% dos compradores online consideram determinantes para a compra a possibilidade de poder ver a embalagem com que o produto será despachado. Isto com certeza passará mais segurança para o consumidor.

Apesar de não ser o foco principal em um e-commerce, a embalagem é um meio de se diferenciar dos concorrentes, e um ótimo jeito de fortalecer a marca e passar confiança aos consumidores.

Além disso, uma embalagem bem feita poderá agilizar o processo de entrega, impressionar o consumidor, e gerar branding.

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One Comentários

  1. Marco Correa disse:

    Excelente artigo, parabéns!

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