A importância de KPIs para um e-commerce

em dez 18, 2013:por

Luis Paulo Greco

Trabalha na eNext como analista de negócios. Formado em Administração de Empresas pela FECAP. Atua com consultoria empresarial há alguns anos.
Views75
kpi-02

Gastar dinheiro de maneira exagerada na operação de um e-commerce não só é fácil como também comum uma vez que muitas empresas do ramo não possuem um controle do desempenho das suas operações.

KPI (Key Performance Indicator) é uma medida quantitativa de algum processo, atividade ou evento, utilizada para medir o desempenho de alguma atividade especifica. O uso desses indicadores possibilitam uma empresa visualizar sua performance em diversos aspectos, bem como estabelecer objetivos a serem alcançados.

Uma das questões mais importantes na utilização dos KPIs é saber escolher os indicadores certos para cada situação. Uma escolha inadequada de KPI pode produzir premissas falsas que irão acabar gerando conclusões equivocadas e consequentemente, perda de dinheiro para o seu negócio.

A seguir seguem alguns dos KPIs mais importantes a serem monitorados para um e-commerce:

  • Visitantes Únicos
  • Total de visitas
  • Page Views
  • Novos Visitantes
  • Novos Consumidores
  • Total de pedidos por dia, semana e mês
  • Tempo por visita
  • Page Views por visitar
  • Abandono de Checkout
  • Abandono de Carrinho
  • ROI das ações de marketingkpi
  • Margem Bruta
  • Custo por clique
  • Taxa de Conversão do site
  • Valor médio do pedido
  • “Falando sobre isso” e novos “Likes” do Facebook
  • Abertura de E-mails, cliques e conversões
  • Origem das referências

A interpretação dos KPIs não é uma ciência exata pois para cada negócio é diferente. É necessário traçar um padrão ao longo do tempo até que seja possível determinar quais são bons resultados para o seu negócio. A partir desse momento você pode estabelecer objetivos a ultrapassar e monitorar melhorias ou quedas no desempenho do seu negócio.

Uma vez definido quais KPIs você irá utilizar, é importante estabelecer parâmetros para o cálculo dos mesmos: Quais dados são necessários para calcular um determinado KPI, onde vou conseguir essas informações, com qual periodicidade vou analisar os dados e como vou analisar as informações. O método de cálculo tem que ser padronizado para obter informações coerentes e que retratem o seu negócio.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25