A importância do review no segmento de moda

em mai 12, 2017:por

Redação Next Ecommerce

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O segmento de moda é o que mais cresce no Brasil. De acordo com o Ebit, ele corresponde a um percentual de 14% do faturamento do e-commerce nacional. O grande diferencial desse segmento está na abordagem, que deve ser feita com objetivo de criar um laço de relacionamento, principalmente com o público feminino.

O consumidor que compra em lojas desse segmento, normalmente, é mais questionador e busca saber opiniões de outras pessoas que já compraram e utilizaram esse produto para se sentir mais confortável na hora de bater o martelo.

Ao adquirir um item, a pessoa terá um feedback e provavelmente utilizará o canal de review para repassar isso à loja e aos outros consumidores. A partir disso, a pessoa pode retornar à loja e comprar novas peças sempre quando necessário, dando espaço ao lojista para criar um relacionamento diferenciado e fidelizar esse cliente. O review impacta diretamente na taxa de recompra, em até 50%, segundo estudos da Yourviews com base em clientes.

Em geral, a taxa de recompra no e-commerce é baixa em relação a diversos segmentos, uma vez que o principal foco é trazer tráfego novo para o site, e não a fidelizar o mesmo consumidor em si. No segmento de moda, buscar o diferencial em atendimento, qualidade de produto, descrição e fotos impacta diretamente no índice de conversão e na recompra, deixando o cliente mais confiante para comprar o produto e ser fiel à loja.

Normalmente, o público feminino no segmento de moda tem o comportamento positivo em relação a escrever reviews e expor seu feedback sobre o item comprado e a experiência de compra no site. Isso impacta diretamente os próximos consumidores que tiverem interesse em também adquirir uma peça no mesmo lugar.

No mercado online, existem algumas datas comemorativas que mais impactam em vendas, começando pela Black Friday, a maior data comemorativa do e-commerce. Logo em seguida aparece o Dia das Mães, em segundo lugar, seguido por Dia dos Namorados e Natal. Nesses momentos, o tráfego das lojas aumenta e, consequentemente, pessoas que nunca compraram acabam entrando em contato com o e-commerce.

E está ai o diferencial! Mostrar para essa nova audiência o quão satisfeitos estão seus clientes fiéis, por meio da reputação e das avaliações sobre produto e empresa. O importante é transformar uma nova quantidade de possíveis compradores em consumidores fiéis.

Gerar credibilidade e confiabilidade por meio do seu e-commerce para atrair público é algo que precisa ser o foco de qualquer loja, pois o cliente busca cada vez mais por comentários, avaliações e reclamações de outros pares antes de efetuar alguma compra.

A importância das avaliações para o e-commerce vai além da simples realização de vendas, pois os reviews são necessários para fidelizar os internautas. Isso essencial para a sobrevivência da loja no mundo virtual por conta da grande competitividade criada.

Fonte: Ecommerce Brasil

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