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A importância dos reviews no segmento pet

em jun 23, 2017:por

Redação Next Ecommerce

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pet

Por: Alex Teixeira.

Em meio aos altos e baixos da economia no últimos anos, há alguns segmentos que resistem à crise e se destacam por sua evolução. Um deles é o segmento pet.

Hoje, são mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação no Brasil. Os impressionantes números foram divulgados pelo IBGE e ajudam a compreender o sucesso desse mercado, explicando o motivo do alto crescimento do segmento no país.

Para 2017, o faturamento previsto é de 19,2 bilhões de reais e crescimento de quase 7% em relação ao ano passado. Sem dúvidas o setor resiste à crise.

Mas há uma pergunta que não quer calar: o que faz essa área se destacar tanto num período no qual a população está cortando gastos?

A resposta para a pergunta é muito simples. O sucesso desse mercado representa a mudança de comportamento dos donos dos bichos. Nos últimos anos, os animais de estimação passaram para dentro das casas e ganharam o status de membros da família.

Os lojistas do setor pet precisam entender, mudar e conquistar o novo perfil do cliente, cada vez mais exigente, informado, consciente e mais cauteloso de quem e o que comprar para seu animal de estimação.

Se você tem um e-commerce e está disposto a visitar uma loja física pet, em poucos minutos perceberá o comportamento dos clientes deste setor. É nítido que o consumidor bem informado procura o melhor para seu animalzinho de estimação, portanto ele dispõe de tempo para saber algumas informações, como:

1) Qual é a ração mais indicada para o porte do cão;
2) Qual é o melhor alimento para animais com problemas dermatológicos;
3) Qual é a porcentagem de proteína do alimento;
4) Qual é o medicamento mais eficaz para o controle de pragas, como pulgas e carrapatos;
5) Qual é o melhor alimento para gatos com problemas renais, etc.

Logo percebe se tratar de um público o qual busca conhecimento e está apto a receber sugestões e opiniões de outras pessoas como o vendedor, veterinário e até mesmo de outros donos.  Na minha experiência a frente de uma loja física pet, percebi o quanto esse público busca informações e o quanto são influenciados por sugestões e experiências de outros clientes.

Os números são expressivos de pessoas que querem experimentar um novo produto como uma ração, na qual um vizinho comprou para seu cão e adaptou-se bem ao alimento. Sem mencionar o desejo de serem bem atendidos e as dúvidas a serem sanadas com assertividade, pois é um “membro da família” que irá consumir ou fazer uso do produto.

Para o público online não é diferente. Uma pessoa que compra em e-commerce algo para seu animal, tem o mesmo perfil do cliente que compra em loja física, ambos estão em busca de um bom preço, facilidade, qualidade, informação, bom atendimento e sugestões.

O mercado pet é propício para as pessoas serem influenciadoras e compartilharem experiências sobre produtos. Alguns lojistas de e-commerce pet já enxergaram esta oportunidade, um exemplo que eu gosto de compartilhar é a Loja CatMyPet.

Os consumidores compartilham fotos do seu gato junto com o produto adquirido na loja. O que contribui tanto na ficha de cadastro do produto como no engajamento dos clientes com a marca. Isso reforça a tamanha importância dos reviews no segmento pet, além de endossar a experiência positiva e beneficiar outras pessoas a vivenciar isso.

No mercado de e-commerce há ferramentas que contribuem e incentivam os clientes a compartilharem comentários, com isso proporciona aumento na recompra e no melhor posicionamento dos produtos na busca do Google.

Algumas ferramentas possibilitam a coleta de dados e o proporcionando ao lojista um conhecimento melhor de quem compra em seu e-commerce e quem realmente é o seu cliente. Quando o usuário é convidado a compartilhar seu hábito de compra, como por exemplo:

  1. Você tem gato ou cachorro?
  2. Qual a idade e raça do seu animal de estimação?
  3. De quanto em quanto tempo seu bichinho frequenta o veterinário para uso de serviços estéticos e atendimentos?

Com esse tipo de customização, além de enriquecer sua página de produto com conteúdos importantes, o empreendedor consegue coletar dados essenciais para ser assertivo em suas ações de marketing.

A credibilidade adquirida com uma ferramenta de reviews eficaz, apresenta um poder enorme, pois ajuda com aumento significativo do faturamento do e-commerce e a confiança transmitida pelos reviews trazem não só uma boa reputação para o lojista como o torna sem dúvidas uma loja confiável.

Fonte: Ecommerce Brasil

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