A má experiência de busca está em todo lugar

em fev 18, 2013:por

Andre Cassita

Gerente de Projetos na eNext, especificamente com projetos da SLI-System. Cursou Ciência da Computação na FMU e Engenharia na FAAP. Trabalhou anteriormente como gestor de um e-commerce do ramo alimentício.
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Infelizmente para os compradores online, uma má experiência de busca é mais comum do que você possa imaginar. Se você normalmente acessa sites com uma boa busca, encontrar uma pesquisa ruim é ainda mais notável e frustrante.

Quando você realiza uma busca por um produto especifico que deve ser absolutamente encontrado, como balões em um site de artigos para festa ou chuteira em um site de departamento esportivo e essas buscas retornam resultados irrelevantes ou sem resultados, é uma clara indicação de que a função de busca não esta funcionando como deveria. Nos dias de hoje, os clientes estão cada vez mais exigente, uma má experiência de busca pode gerar a perda do mesmo.

De acordo com a pesquisa de experiência de usuários realizada pelo especialista em usabilidade Jakob Nielsen, o estudo demonstra que somente 64% dos usuários tem sucesso em encontrar o produto o qual procuram em sua primeira busca. Além disso, usuários que não encontram o produto buscado, em vez de reformular a sua busca eles assumem que o site não tem o produto e saem. É uma experiência frustrante quando a busca não retorna o resultado esperado. Uma má experiência de busca pode ter um grande impacto não somente na venda de um produto especifico mais também sobre a percepção dos clientes em quais produtos tem disponível no site ou não.

Algumas más experiências de busca iram retornar o produto buscado, mas também retornaram produtos irrelevantes. Exemplo, se realizarmos uma busca para o termo “Calça” no site de moda online www.dafiti.com.br na pagina de resultado encontraremos uma sandália antes da primeira calça. E mais abaixo nos resultados encontramos sapatos e sandálias na frente de calças. Os resultados mais relevantes deveriam estar no topo.

Em outros casos, os acessórios dos produtos podem empurrar para baixo os produtos mais relevantes. Um exemplo no site australiano de produtos eletrônicos dicksmith.com.au quando efetuamos uma busca para “Laptops” os primeiros 39 resultados são carregadores, mochilas e adaptadores de energia. O primeiro Laptop acaba aparecendo somente no fim da pagina.

Em ambos os casos estão sendo utilizadas as melhores praticas para busca no site. As imagens são limpas, vários filtros, opções para classificação, função adicionar ao carrinho, quickview e algumas outras. No entanto ambas as pesquisas têm uma relevância fraca. Isto é difícil de acertar, mas é vital.

Esta é a razão que existe a SLI-System e que tem como seu ponto forte a busca com relevância. O “Learning Search” foi criado para aprender com o comportamento do usuário e com isso trazer sempre o resultado mais relevante. Pode parecer um conceito simples que não é tão importante, mas se os seus usuários não conseguem achar o que estão procurando, não vão ser os outros inúmeros recursos que iram mantê-lo no site. A Busca do seu site é fundamental para uma boa experiência do usuário.

Você já teve uma má experiência com buscas? Compartilhe sua experiência com a gente.

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One Comentários

  1. Eduardo disse:

    Muito bom artigo, tirando os erros de português.

    Aliás, este é um grande problema dos algorítmos de search no Brasil, ainda mais se usa tecnologia desenvolvida inicialmente para o inglês: retornar o resultado certo para uma busca errada.

    Nossos usuários não sabem escrever corretamente o que estão buscando.

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