Acerte o planejamento da sua Black Friday

em nov 22, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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A Black Friday (ou sexta-feira negra, em português) é uma grande oportunidade para lojistas em geral! Originada nos Estados Unidos, é realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, um dia depois do dia de Ações de Graças, importante feriado nacional nos EUA. A principal característica desta data é oferecer grandes descontos e promoções nas vendas, o que a torna uma data esperada por muitos, para desde comprar itens que estavam sendo protelados até adiantar as compras de Natal.

Porém, para se oferecer descontos e condições arrebatadores é preciso um planejamento especial. E é nesse planejamento que vamos nos aprofundar neste artigo.

O melhor para a Black Friday é começar o planejamento no mínimo 90 dias antes do dia, ou seja, três meses antes. O principal é definir a estratégia mais acertada para o seu negócio. Qual o objetivo da campanha: é atrair novos clientes, aumentar a rentabilidade, baixar estoque ou algum outro?

Depois da estratégia definida, qual os recursos que eu devo reservar ou desenvolver para fazer isso acontecer? Vou precisar criar novas páginas? Encomendar mais produtos dos meus fornecedores? Artes e banners especiais?

Já no marco de 60 dias antes da Black Friday, ou dois meses antes, é hora de definir o mix de produtos que será colocado em Black Friday e o nível de desconto. Acompanhe também o giro de produtos. Caso um produto deixe de sair pode ser interessante na campanha da Black Friday.

Com 45 dias antes da Black Friday é hora de revisar as estratégias de comunicação da sua loja virtual. Encomendar novos banners e artes de divulgação da campanha, definir a linguagem dos textos e do atendimento são alguns exemplos de ações.

Com um mês para a Black Friday você deve estar atento a todos os aspectos que podem afetar sua operação como a versão dos seus softwares e estoque. Conheça as vantagens de ter uma loja virtual integrada com um sistema ERP

Com 20 dias restante é hora de definir sua meta de vendas e os marcos dentro do dia da Black Friday. Não se esqueça de criar as ações a serem tomadas ainda no dia esses marcos não sejam alcançados, como enviar e-mail marketing ou campanhas com target nas redes sociais.

Com uma semana para a Black Friday é hora de repassar todos os últimos detalhes: ajustar investimento em mídia, teste do e-commerce em todas plataformas principalmente no mobile, rever estoque nos marketplaces e muito mais.

Faltando um dia, reforce sua operação de logística (separar, empacotar e despachar os pedidos), reveja o meio de pagamento (excluir boleto se possível), tente não trabalhe com frete grátis ou aumento o valor do pedido para liberar frete grátis e exiba mensagens de urgência (poucos itens em estoque, promoção válida até 00h e etc).

“É hoje!”, fique atento a canais de reclamação como redes sociais, respostas de e-mail marketing e mesmo o Reclame Aqui. Não descuide dos marcos de faturamento e ative as ações para contornar receitas menores.

Day after. O mais importante desse passo é avaliar o resultado da campanha de Black Friday e como replicar elas no ano que vem, encontrar pontos a ser melhorados e vitórias a serem celebradas.

Quer mais dicas para ter a melhor das Black Fridays? Então baixe agora mesmo o Checklist “Seu e-Commerce está pronto para a Black Friday?” e acerte os últimos detalhes da sua campanha ou já comece a planejar a do ano que vem!

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