Amigos para sempre: entenda a importância do LifeTime Value

em jan 30, 2017:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
Artigo contéudo2

Existem muitos índices que podemos utilizar na hora de avaliar a saúde do nosso e-commerce. Mas entre eles, quero destacar um que fornece valiosas informações sobre os clientes, mas que infelizmente por falta de conhecimento de alguns empreendedores, não é aproveitado como deveria ser.

Trata-se do LifeTime Value (LTV), que será explicado neste artigo, para quem sabe, torná-lo um grande aliado no planejamento do seu negócio.

O LTV é um indicador do valor que um cliente proporciona à loja durante todo o tempo que ele se relaciona com a marca. Pode parecer um pouco confuso à primeira vista, mas é muito simples para calcular: valor do tíquete médio do cliente X número de compras realizadas X tempo de relacionamento.

Lembrando que: tíquete médio é quanto o consumidor gasta em média a cada compra realizada; número de compras é a quantidade de vezes que o cliente comprou e o tempo de relacionamento indica o período que esta relação de consumo durou. Destas três variáveis, a última pode ser a mais complicada de definir, já que altera de negócio para negócio e é preciso analisar cada caso individualmente.

Uma das principais vantagens de conhecer o LTV é a possibilidade de planejar as estratégias e ações em longo prazo com mais precisão. Afinal, você estará usando dados reais para se programar e estabelecer metas de vendas e orçamentos fica mais fácil quando se sabe quanto cada pessoa gasta na loja.

Outro ponto positivo que existe é conseguir entender melhor o comportamento do cliente, além de desvendar qual seu padrão de consumo. Desta forma, é possível descobrir gatilhos que disparam novas compras e aprender táticas para fidelizar e engajar o consumidor de maneira mais eficaz.

Após entender o LTV, o próximo passo é saber o que fazer para aumentá-lo. Quanto maior ele for, melhor será a saúde da loja, já que ele reflete diretamente a quantia que seus clientes gastam em média. Nesta hora, sua maior aliada é a fidelização.

Conquistar a confiança dos consumidores é o que faz eles se sentirem confortáveis na hora de gastar mais. Mantenha sempre o contato, seja por e-mail marketing ou newsletter, já que ficar ausente por muito tempo pode fazer com que acabem comprando na concorrência. O grande segredo é valorizar o cliente, seja ouvindo suas opiniões ou recompensando sua fidelidade com brindes ou promoções especiais.

Agora que o LifeTime Value não é mais um índice desconhecido, aproveite para se aprofundar ainda mais nesse mundo e utilizá-lo na missão de melhorar o desempenho do seu e-commerce.

Fonte: Profissional de ecommerce

veja também:

adwords

Como melhorar as vendas com o Google AdWords para e-commerce?

Por: Wallace Castro Você quer vender mais, economizar tempo e fazer CONTINUAR LENDO…

red bull

Marketing de Conteúdo te dá asas

Por: Renann Mendes Nunca fui muito fã de dar aulas, CONTINUAR LENDO…

shopping

Google Shopping: aprenda como usá-lo a seu favor

Por: Raquel Lisboa – Nuvem Shop É cada vez mais CONTINUAR LENDO…

email

Por que o marketplace é o assunto do momento no e-commerce?

O ano de 2017 está sendo marcado pela consolidação do CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25