Análise crítica do novo e-commerce da Saraiva

em out 20, 2014:por

Gabriel Lima

Gabriel Lima é Graduado em Publicidade & Propaganda pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pelo Insper com ênfase em estratégia. Diretor da Enext, empresa líder em consultoria, marketing digital e soluções para e-commerce e professor da Business School São Paulo.
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A Saraiva acabou de lançar seu novo portal de comércio eletrônico. Desenvolvido na plataforma Magento pela e-Smart e com trabalho de design e primeira camada da Fbiz, o site tem prós e contras que serão explorados ao longo desta análise.

No header existe o destaque para o preto no amarelo. Qualquer estudante de publicidade ou design aprende no primeiro dia de aula que as cores que mais se destacam são o preto colocado em um fundo amarelo. A Saraiva esta fazendo muito bem o uso deste conceito para ilustrar seu header.

Já a robusta busca provida pela SLI para a Saraiva ganhou um local de ainda mais destaque e praticamente toma toda a atenção do header.

Iconografia clean dos itens funcionais do meu carrinho, minha conta e central de atendimento ficam no canto superior direito, onde os usuários já esta acostumados a encontra-lo, com ícones que remetem a suas funções e com mouse-over informando o próximo passo de seu click.

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O Full banner promocional além de estar bastante clean, ele se inter-relaciona com o topo e o menu superior. Apesar de gostar do layout, acredito que ele traz muito pouca informação no desktop (tem mais cara de design para tablet).

O Mega Menu está bem bacana, porém a visualização das sub-categorias não está clara e dificulta um pouco a navegação e clique no que se deseja.

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As informações de push na parte inferior do primeiro scroll estão muito grandes, estes itens poderiam ter fontes menores para que mais informação pudesse ser disponibilizada.

O segundo scroll trás os produtos em destaque, e o header com a busca e os ícones funcionais continua acompanhando toda a navegação. Interessante notar que a Saraiva continua a divulgar livros como sendo os produtos mais importantes. O site também trás um produto em destaque no lado esquerdo com uma oferta, lançamento ou promoção especial. A visualização contudo é comprometida pela posição. Outro ponto interessante é o carrossel de ofertas nos produtos da vitrine, localizado no canto superior direito.

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Outro ponto interessante é o mouse-over no produto que mostra as avaliações o call to action com o texto de adicionar para colocar o produto no carrinho. Ao clicar você vai diretamente para o carrinho de compras sem passar pelo produto. Como o design é líquido, o espaçamento entre os produtos ficou grande e poderia ser preenchido com 4 produtos ao invés de 3, aparentemente este também é uma questão de visualização do responsivo em dispositivos móveis e telas menores.

Logo após o segundo scroll encontramos a personalização com os produtos recomendados e produtos visitados. Não há nenhuma forma de destaque para estes itens e visualmente eles se confundem com uma categoria como outra qualquer. Possivelmente essa tenha sido a intenção para amenizar o efeito invasivo de tais ferramentas.

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O footer começa com uma solução inovadora, mostrando os serviços complementares da Saraiva de forma mais humana e buscando relação visual com redes sociais.

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Porém o final do footer é bastante tradicional, com as informações bem espaçadas entre si, que poderiam ser melhores aproveitadas se tivessem menos espaços principalmente na navegação vertical.

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Resta saber agora se os clientes irão gostar do novo e-commerce da varejista que enfrenta desafios cada vez maiores com a chegada da Amazon e Aliexpress no Brasil.

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3 Comentários :

  1. Renato Braga disse:

    Realmente, as páginas ficaram ótimas, boas cores e bem intuitivo!

  2. Paulo Freitas disse:

    Layout intuitivo e direto, pensado para o consumidor ter agilidade e confiança no procedimento de compra, parabéns pelo artigo.

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