Aplicativo unifica lojas para evitar fraudes em compras online

em nov 04, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
artigo-conteudo3

Um novo aplicativo ajuda a evitar fraudes em compras online. Chamado Compre & Confie, o software é resultado de uma aliança de 483 lojas no combate contra esse tipo de crime, que ainda preocupa tanto o e-commerce quanto os bancos.

O app funciona como uma autenticação de segurança para compras na web. O usuário recebe uma notificação e decide ou não autorizar a transação realizada com o seu cadastro.

Não é preciso fazer login em cada uma das lojas online parceiras dentro do aplicativo Compre & Confie. O perfil do consumidor nestes sites é unificado para facilitar a usabilidade.

A iniciativa é liderada pela ClearSale, uma empresa de segurança digital para compras na web. Entre as lojas participantes estão Casas Bahia, Dafiti, Extra.com, Magazine Luiza, Peixe Urbano e Pontofrio.com.

Pedro Chiamulera, porta-voz do Movimento Compre & Confie e fundador da ClearSale, conta que não teve problemas ao realizar essa aliança entre varejistas, apesar delas disputarem o mesmo perfil de consumidor em alguns casos.

“A neutralidade sempre foi muito importante para nós. Sempre fomos cautelosos para não gerar desconforto com ninguém. Depois de 15 anos no mercado com essa postura, a iniciativa tornou-se possível”, afirmou, em entrevista a Exame.com. Ele conta ainda que não tem planos de enviar notificações com promoções de varejistas aos usuários do app.

O objetivo do Compre & Confie é envolver o consumidor no processo antifraude para evitar problemas com novos métodos usados por criminosos nesse tipo de golpe. “A fraude é muito subjetiva e as pessoas sempre têm medo. Precisamos estar na cabeça do consumidor. Não existe forma melhor de evitar fraude do que a transparência”, disse o porta-voz. “As fraudes estão mais sofisticadas e caras. Não é assim só no varejo, o mundo todo está no digital. Por isso, o usuário final precisa participar.”

Segundo dados da Febraban, os bancos brasileiros perderam 1,8 bilhão de reais com fraude eletrônicas em 2015.

Outro desafio a ser vencido pelo aplicativo é a desinstalação. Ao contrário do que acontece com os apps de lojas, que são instalados por contra de promoções, o Compre & Confie almeja um relacionamento de longo prazo com o usuário, justamente por oferecer a promessa de segurança nas compras online.

O Compre & Confie tem versões para smartphones Android e iPhones.

Fonte: EXAME

veja também:

Como obter um diferencial e recompensar os clientes do seu e-commerce

Por: Alejandro Vásquez, cofundador da Nuvem Shop e diretor de CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo3

Geração “Y” de consumidores demanda muita atenção de varejistas

Por: Juan Pablo Uma estratégia móvel robusta nos dias atuais CONTINUAR LENDO…

Consumidores multicanal: a nova tendência do varejo

Por: Pedro Ivo Martins O consumidor mudou, online e offline CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo

5 métricas fáceis de analisar que ajudam a crescer uma fan page

Por: Camila Porto As principais dificuldades apresentadas pelos empreendedores e CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário