Aplicativos para o e-commerce, uma tendência

em mar 07, 2014:por

Melina Santini

Graduada em Letras e pós graduada em Gestão Empresarial pela Fecap, já passou por empresas de e-commerce como a Netshoes e atualmente atua na área de Projetos da Über Digital,
Views104
mobile-apps

De acordo com um artigo da revista Exame, Victor Lima gerente da área de Mobile da Concrete Solutions, resumiu a tendência: “o futuro do varejo é online, e o futuro do online é móvel”.

Já estamos vivenciando grandes players disponibilizando suas vendas no mobile em aplicativos para smartphones. Aplicações de mobile commerce têm se tornado parte fundamental do negócio para o varejo. Mas esse cenário é animador lá fora, Europa e Estados Unidos apresentam grandes cases. Já no Brasil a história é outra: caminhamos devagar e poucos projetos trazem resultados satisfatórios. Porém a tendência é que o sucesso dos aplicativos lá fora desembarque por aqui em breve.

As empresas devem se preparar para o mcommerce, disponibilizando os seus sites em versão mobile ou apresentando seus produtos e serviços utilizando aplicativos em smartphones e tablets.

Acompanhando os estudos em outros países, pesquisas mostram gradativamente que usuários se sentem mais à vontade pra fazer compras com ticket médio cada vez maior utilizando aplicativos ao invés de sites móveis.

Navegando por tais aplicativos, podemos identificar que o conceito da loja é replicado com a mesma sinergia do site, com a vantagem de se aproveitar todo recurso de hardware que esses dispositivos dispõe, oferecendo uma experiência de compra muito mais completa e ágil.

Alguns disponibilizam a funcionalidade como agenda de horários, em caso de farmácias online, lembrando desde a hora correta para tomar o medicamento, até a data do término do mesmo, lembrando o cliente de refazer a compra. Estes fatores fazem com que os usuários queiram utilizar cada vez mais os aplicativos, desenvolvendo o chamado engajamento.

Para as empresas grandes é possível apresentar qual a loja física mais próxima do e-consumer, possibilitando a compra no aplicativo e a retirada na loja física, isentando assim o valor do frete.

São inúmeras as funcionalidades que podem ser apresentadas na utilização de aplicativos para construir e gerenciar o engajamento com os consumidores.

Há estudos que comprovam que os usuários costumam verificar seus celulares em uma média de 150 vezes ao dia, portanto aí está a grande importância em se tornar um dos aplicativos favoritos de seus consumidores!

Como disse anteriormente, a disponibilização de aplicativos para smartphones e tablets ainda é mais forte lá fora, mas já podemos vivenciar e testar esta experiência de compra em várias marcas no Brasil: Onofre, Enjoei, Centauro, Netfarma, entre outras.

E você, já teve alguma experiência (positiva ou negativa) com aplicativos no Brasil ou mesmo lá fora? Conta pra gente!

 

Até a próxima

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25