As 4 maiores desculpas para não se ter um e-commerce de sucesso

em jun 26, 2017:por

Redação Next Ecommerce

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sucesso

Por: Fábio Ricotta.

Experiência do usuário, plataformas de automação de e-mails, SEO, content marketing e serviço de entregas são apenas algumas das muitas preocupações de alguém que gerencia um e-commerce. No entanto, os resultados e as possibilidades de ganhos são maiores e vencem muitas outras barreiras, se comparados a lojas físicas. Mais do que um setor que cresce no mercado, o e-commerce permite muitas possibilidades de investimento, já que o mercado digital é mais flexível em comparação ao tradicional.

Pensando nos vários problemas que um e-commerce pode ter de enfrentar diante de tantas ferramentas e atividades, minha ideia para este artigo é trazer o oposto: as soluções. Como CEO de uma empresa responsável por atender grandes sites do segmento de e-commerce, trago aqui neste texto quatro dicas fáceis de aplicar para quem deseja ter uma loja virtual de qualidade e se livrar de uma vez das quatro maiores desculpas criadas por alguns empreendedores, que listo nos tópicos abaixo. Depois, eu aproveito para dar uma “dica bônus”.

1 – “Os profissionais falham ao montar um e-commerce”

Alguns profissionais têm o privilégio de não começar suas operações do zero, pois já possuem um negócio e apenas desejam incluir suas operações no mundo virtual. Isso facilita muito todo seu trabalho.

Porém, muitos profissionais iniciam suas operações exclusivamente no mundo digital, e acabam não definindo um público específico logo no começo, nem o que vender para ele, atrapalhando todo o andamento da loja virtual.

A primeira dica: defina o público-alvo. Depois determine o produto/serviço a ser disponibilizado no e-commerce. Dessa maneira, todo o seu planejamento fica muito mais fácil, rápido e prático. O público é o bem mais importante do e-commerce, então pense com carinho nele.

2 – “A logística é um problema”

Apesar do transporte/entrega no Brasil ser deficitário, isso é uma vertente do macro ambiente de todos os e-commerces, ou seja, não devem ser tratados de forma crítica.

Caso você queira ingressar nesse mercado, soluções logísticas devem ser criadas para maximizar o seu serviço de entrega. Contudo, não perca tempo tentando resolver um problema estrutural do país. Como diz o ditado “dance conforme a música”. Faça apenas o que estiver ao seu alcance e aprenda a gerenciar crises.

3 – “Ter um e-commerce é complicado por causa da concorrência”

Um dos maiores problemas da maioria das lojas virtuais do mercado nacional é não saber lidar com marketing digital. Um exemplo simples é pensar em lojas que vendem camisetas engraçadas. A concorrência é enorme e se alguém sugerisse abrir mais uma loja nesse mercado, seria “maluquice”. Contudo, se a pessoa for especialista nesse nicho, e se estiver disposta a investir em marketing digital, construir audiência e mais um conjunto de outras técnicas, seria algo inteligente.

Ou seja, não importa o seu segmento, nem o tamanho da concorrência do seu mercado, e sim sua afinidade com o que é vendido, além dos diferenciais perante a sua concorrência.

4 – “A operação não é importante!”

Ter um e-commerce bem estruturado, robusto, bonito e eficiente é muito importante. Mas nada disso adianta sem o item acima, saber lidar com o marketing digital.

Você prefere um e-commerce gigante com nenhuma visita, ou uma microempresa virtual com 30 mil visitas por mês? Tenha uma visão estratégica sobre o seu negócio e entenda, o marketing é uma etapa fundamental para o sucesso.

Dica bônus:

Quem tem e-commerce vende muitos produtos por meio de boletos. Diferente dos cartões de crédito, eles podem demorar a serem pagos. Uma das principais coisas que você deve ter na loja online é a recuperação de boleto. Para aumentar o índice de pagamento de boletos, você pode usar o fluxo de nutrição de e-mails com o boleto, um aviso de vencimento ou até mesmo utilizar o Whatsapp para ajudá-los no pagamento do boleto.

Fonte: Ecommerce Brasil

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