As cinco questões mais importantes para o consumidor de e-commerce no Brasil

em jul 03, 2017:por

Redação Next Ecommerce

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consumidor

Por: Bruno Tortorello.

Com as vendas no e-commerce conquistando share recorde nos resultados dos varejistas brasileiros, o consumidor online ganha mais atenção e importância dentro das empresas. Por isso, grandes players do varejo têm dispensado cada vez mais esforço e energia para entender – e atender – suas preferências de compra, mas não suas preferências de entrega.

O que acaba sendo um gap, já que uma boa entrega pode determinar uma fidelidade (quase) eterna de um cliente virtual. Para quem compra online o importante não é simplesmente comprar e sim receber o produto correto e no prazo combinado. Um lojista que se empenha em ter um site amigável e responsivo, que figura no topo do Google, mas não entrega o produto no prazo, pode entrar na lista negra do cliente, e de todo seu círculo de amizades.

Para entender um pouco mais sobre o perfil do consumidor de e-commerce no quesito entrega, a Total Express, em parceria com a Wayra Consultoria e com a área de Inteligência de Mercado da Abril, ouviu mais de 800 pessoas em todas as regiões do país e os resultados do estudo mostraram cinco questões essenciais para os consumidores, as quais compartilho neste artigo:

1) Aviso de entrega

O cliente de e-commerce (66,5%) considera essencial ser avisado sobre as etapas de entrega de seu produto, principalmente, quando ele já saiu do centro de distribuição e houve alguma tentativa de entrega em sua casa. Para a grande maioria dos entrevistados, saber onde se encontra o produto é primordial para confiar no processo de recebimento e, consequentemente, na loja onde o produto foi comprado.

2) Tempo de entrega

Apesar de parte da população (49%) estar satisfeita com as opções disponíveis hoje no mercado, capazes de oferecer um intervalo de 2 a 7 dias para entrega, 51% do público ouvido gostaria de receber serviços mais sofisticados. Essa parcela preferia entregas no mesmo dia ou em até 2 dias úteis.

3) Pagamento por novos serviços de frete

Quando questionados se estariam dispostos a pagar mais pelas comodidades, 61% dos respondentes afirmaram que o fariam se pudessem ter recebimento imediato da encomenda e 52% disseram que poderiam pagar um valor a mais para a entrega programada.

4) Conhecimento da transportadora

Um dos detalhes mais importantes da pesquisa é que 88% dos entrevistados gostariam de ser informados pelo site de e-commerce sobre qual transportadora é utilizada para fazer a entrega. Nos Estados Unidos é possível não só saber qual a empresa, como escolher aquela em que o serviço é mais confiável. No Brasil, algumas lojas já trabalham desta forma e a expectativa é que daqui a alguns anos o comprador escolha quem fará a entrega de suas encomendas na maioria das compras.

5) Comprometimento, prazo e preço: fatores decisivos para a escolha  

Nesse cenário, a partir das empresas informadas nos sites de compra, 62% do público levaria em consideração o cumprimento do que foi prometido em outras ocasiões, seguido pelo prazo prometido (59%) e preço de frente (42%) para a escolha na hora de fechar o pedido.

Fonte: Ecommerce Brasil

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