As megatendências para o futuro agora

em mar 18, 2014:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
megatendências

As megatendências parecem estar longe, mas uma hora chegam, foi um dos primeiros lembretes de Jeffrey Saunders, membro do Copenhagen Institute of Future Studies, em sua palestra de abertura do NextNow 2014, evento organizado por Meio&Mensagem, realizado no Hilton Hotel, em São Paulo.

Entre outras, Saunders destacou a desmaterialização do consumo como uma das megatendências mais importantes, com o consumidor querendo já hoje os mesmos benefícios de sempre de determinado produto, mas com muito menos gasto de recursos materiais. Isso em uma economia que, já em 2009, foi renomeada por estudiosos como ele de Anarconomy, que é a economia compartilhada em diversas frentes.

A explosão de dados foi outra das megatendências apresentadas por Saunders, mas pouca gente, por enquanto, aproveita esse volume de informação. Segundo ele, somente 0,5% dos dados gerados globalmente estão, atualmente, sendo analisados pelas empresas. O fato é crítico, se for considerada a previsão de que até 2020, cada homem, mulher ou criança gerará 5.247 Gb de dados.

Mas o futuro, lembrou Jeffey, não depende apenas das tendências, mas das atitudes de hoje. Isso torna alarmantes dados como o de que 70% das empresas não sabem o que o CEO da companhia entende por estratégia, ou aonde a empresa quer chegar.

E a era do “product, placement, promotion e public”, de Philip Kotler, está sendo substituída por “solução, acesso, valor e educação”, segundo Saunders.
O painel apresentado por Jeffrey Saunders foi seguido de uma mesa da qual participaram José Vicente Marino, vice-presidente de marcas e negócios da Natura; Maurizio Mauro, CEO da TTLM e Roberto Oliveira de Lima, chairman da Publicis Worldwide, com moderação de Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado.

Fonte: M&M

veja também:

adwords

Como melhorar as vendas com o Google AdWords para e-commerce?

Por: Wallace Castro Você quer vender mais, economizar tempo e fazer CONTINUAR LENDO…

red bull

Marketing de Conteúdo te dá asas

Por: Renann Mendes Nunca fui muito fã de dar aulas, CONTINUAR LENDO…

shopping

Google Shopping: aprenda como usá-lo a seu favor

Por: Raquel Lisboa – Nuvem Shop É cada vez mais CONTINUAR LENDO…

email

Por que o marketplace é o assunto do momento no e-commerce?

O ano de 2017 está sendo marcado pela consolidação do CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25