Aumente as taxas de aprovação dos pagamentos com boleto!

em out 25, 2013:por

Alan Pascotto

Trabalha atualmente na eNext gerindo e dando apoio a diversos projetos de planejamento, implantação e gestão. Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e Pós-Graduado em Marketing Digital pela FECAP.
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Boleto_ecommercePorque tantos clientes realizam seu pedido com boleto bancário e acabam não efetuando o pagamento? Essa é uma dúvida muito comum para aqueles que vivenciam o dia a dia de um ecommerce, mas infelizmente não é algo tão simples de se responder. Em muitas lojas as taxas de aprovação do pagamento via boleto são extremamente baixas se comparadas às compras aprovadas via cartão de crédito, e isso se deve por alguns motivos. Nesse post apresentarei algumas ações que podem ser tomadas para tentar melhorar esse quadro, elevando a taxa de aprovação da loja e consequentemente o lucro:

  • Reduza o prazo de vencimento

Embora muitos acreditem que adotar um prazo de vencimento maior é melhor para o cliente, pois ele terá um tempo maior para acumular o dinheiro necessário e realizar o pagamento no banco, isso pode estar proporcionando o efeito contrário. Quando o prazo é muito extenso o cliente acaba não dando tanta prioridade para a realização do pagamento, além de haver um tempo maior para ele acabar se arrependendo da compra. Ao mesmo tempo, quanto maior o prazo de vencimento do boleto, maior será o tempo em que o seu estoque ficará reservado aguardando a efetivação da compra, reduzindo a oferta de produto para outros potenciais clientes. O ideal é manter um prazo de vencimento de 2 a 3 dias, gerando um maior senso de urgência e reduzindo o tempo do estoque parado caso o cliente não realize o pagamento.

  • Lembre o cliente do vencimento do boleto

É muito comum, ainda mais na correria em que vivemos, as pessoas não realizarem o pagamento do boleto por terem esquecido da compra e da data de vencimento, mesmo que realmente queiram o produto. O ideal é sempre entrar em contato com o cliente lembrando-o de que o vencimento está próximo. Você pode escolher fazer isso por telefone, tornando o relacionamento mais pessoal, ou por email, que se torna uma necessidade quando o volume de pedidos é muito grande. A forma a ser adotada depende muito do tamanho da operação, do tipo de relacionamento que você acha mais adequado para o seu cliente e da sua capacidade interna.

  • Avalie o seu site e realize testes de compra

Uma ação muito simples que as vezes acaba sendo esquecida pelos lojistas é a realização de testes de compra avaliando todo o processo e verificando possíveis pontos a serem melhorados. Os seus clientes podem não estar realizando o pagamento dos boletos simplesmente por não estarem conseguindo clicar no botão de geração do boleto, ou pelo botão não ter o destaque necessário, ou ainda por não conseguirem rever o boleto após fecharem a tela. Busque sempre tornar a conclusão da compra o mais simples e intuitiva possível, reduzindo as margens para eventuais erros ou enganos. Disponibilize o boleto para o cliente nos diversos canais possíveis, envie-o por email, permita sua fácil visualização no menu “Minha Conta”, disponibilize o código do boleto por SMS, e passe o até por fax se for necessário. A intenção é sempre a de tornar o pagamento o menos trabalhoso possível para o cliente.

Bom, essas são algumas ações que podem ser tomadas e analisadas a partir de hoje por você e a sua equipe. Vale lembrar que o ideal é sempre voltar e reavaliar esses pontos com base na experiência que foi readquirida com o andar do negócio.

Abraço e até a próxima!

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