Beto Sicupira visita Alibaba e Xiaomi na China para replicar fórmula na B2W

em jan 30, 2015:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
jackma-e-sicupira

No fim do ano passado, Beto Sicupira (acima à esquerda) e Anna Saicali, dois dos principais executivos da B2W, empresa de e-commerce dona do Submarino e Americanas.com, fizeram um tour pela China atrás de empresas locais com grande experiência na área. Ambos visitaram as sedes da Alibaba, a maior empresa de comércio eletrônico do mundo e comandada por Jack Ma (acima à direita), e a Xiaomi, fabricante de smartphones que dominou o mercado chinês vendendo seus aparelhos majoritariamente pela internet, segundo múltiplas fontes ouvidas pelo Tecneira. Procurada, a B2W não respondeu se confirma a viagem.

A pessoas próximas, Sicupira afirmou que a B2W tem muito a aprender com as empresas chinesas e que precisava se conectar com responsáveis pelos negócios. A ideia é replicar algumas das práticas observadas lá fora na gigante de e-commerce. Anna Saicali é CEO da B2W. Ainda que não apareça na descrição do conselho de administração, Sicupira é o controlador mais envolvido com o negócio. Foi ele, por exemplo, quem liderou as Lojas Americanas quando o Banco Garantia, já com ele, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles na liderança, comprou a rede em 1982.

Visitar os líderes e aprender com ele é uma prática comum na escola 3G de gestão. Após comprar a Americanas e sem qualquer experiência com varejo, os sócios resolveram escrever cartas para os donos dos seis maiores grupos varejistas do mundo. Dois responderam. Um deles era Sam Walton, fundador do Wal-Mart, a líder incontestável do setor. Walton recebeu Lemann e Sicupira na sede da companhia, em Bentonville. Pelas décadas seguintes, Lemann e Walton viraram amigos.

Quem ajudou a receber a dupla na Xiaomi foi o brasileiro Hugo Barra, contratado em agosto de 2013 pela fabricante chinesa como chefe de desenvolvimento de negócios internacionais. Não é a primeira vez que Barra faz o meio de campo entre empresas globais de tecnologia e bilionários brasileiros. Em fevereiro de 2012, foi ele quem recebeu Eike Batista no Google enquanto o empreendedor rodava o Vale do Silício.

<a href=”http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/tecneira/” style=”font-size:9px”>POR TECNEIRA</a>

veja também:

adwords

Como melhorar as vendas com o Google AdWords para e-commerce?

Por: Wallace Castro Você quer vender mais, economizar tempo e fazer CONTINUAR LENDO…

red bull

Marketing de Conteúdo te dá asas

Por: Renann Mendes Nunca fui muito fã de dar aulas, CONTINUAR LENDO…

shopping

Google Shopping: aprenda como usá-lo a seu favor

Por: Raquel Lisboa – Nuvem Shop É cada vez mais CONTINUAR LENDO…

email

Por que o marketplace é o assunto do momento no e-commerce?

O ano de 2017 está sendo marcado pela consolidação do CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25