Bitcoin – Percepção dos Consumidores

em mar 25, 2014:por

Luis Paulo Greco

Trabalha na eNext como analista de negócios. Formado em Administração de Empresas pela FECAP. Atua com consultoria empresarial há alguns anos.
Views35
BITCOIN

O Bitcoin, uma moeda virtual aberta e descentralizada lançada em 2009, tem evoluído de um sistema que era utilizado principalmente por viciados em tecnologia e personagens suspeitos nos cantos escuros da web para um método de pagamento legítimo aceito por um pequeno mas crescente número de comerciantes.

Em 2013, o valor do Bitcoin obteve diversas variações, os reguladores em todo o mundo investigaram a sua viabilidade, e os capitalistas de risco injetaram dezenas de milhões de dólares para empresas que estavam tentando construir modelos de negócios sustentáveis de Bitcoin para ajudar a mudar a sua reputação obscura e promover a sua utilização.

Alguns dos adeptos do Bitcoin são atraídos por sua natureza de conectividade e consequente falta de controle central sobre a moeda e do sistema, enquanto outros estão interessados no que esse modelo permite: operações digitais em uma fração do custo em comparação ao uso de pagamentos de bancos tradicionais ou cartões de crédito.

Apesar da recente agitação, o conhecimento da existência do Bitcoin permanece ainda, pequeno, assim como a propensão dos consumidores à utiliza-lo como uma forma de pagamento digital. Em dezembro de 2013 a Bloomberg realizou uma pesquisa com os consumidores adultos norte-americanos, revelando que 42% dos respondentes afirmaram conhecer o Bitcoin como uma forma de pagamento legítima, 46% não tinham certeza do que se trata e 12% confundiram o Bitcoin ou como um Aplicativo de iPhone ou como um Jogo de Xbox.

Outra pesquisa conduzida pela empresa GfK e The Street em janeiro de 2014 com o mesmo público alvo, apresentou uma percepção dos consumidores ainda menor em relação ao Bitcoin, onde apenas 1 em 4 pessoas apresentaram conhecer ao certo o que é o Bitcoin.

Familiaridade com Bitcoin

A pesquisa também revela que apenas 18% deste público-alvo já utilizaram ou pensariam em utilizar Bitcoins ou similares moedas alternativas. Os consumidores mais jovens por sua vez, apresentaram um comportamento mais otimista sobre essa perspectiva, onde cerca de um terço dos respondentes entre 18 a 24 anos de idade indicaram já ter utilizado Bitcoins.

Consumidores que Já Utilizaram ou Pensariam em Utilizar uma Moeda alternativa como o Bitcoin

Utilização de Bitcoin para pagamentos

Fonte: GfK e The Street; “What Consumers Think of Bitcoin”

A rejeição dos consumidores ainda é grande mas mesmo assim, o Bitcoin mostra crescimento e já está sendo utilizado por grandes empresas como Overstock, WordPress, Virgin Galatic e Zynga.

Agora resta saber se a aceitação do Bitcoin permanecerá concentrada nos consumidores mais jovens, ou se ele conseguirá atingir um público maior.

E você? Utilizaria Bitcoin? Compartilhe conosco sua visão nos comentários!

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

One Comentários

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25