Black Friday: 5 Recomendações para otimizar suas campanhas de e-mail

em nov 23, 2015:por

José Lara

Diretor de CRM na eNext. Atualmente cursa o MBA em Marketing da Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalha desde 2006 com Marketing, com ênfase no mundo digital.
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O Blackfriday é o dia mais importante para o varejo mundial. No Brasil a data vem se consolidando como um dia para os lojistas girarem estoque, aumentar fluxo de caixa, captar clientes de primeira viagem com diversas promoções. Contudo especificamente no comércio eletrônico brasileiro, por uma série de motivos, a data é marcada por falta de confiança e má credibilidade na cabeça dos consumidores, mesmo assim, em 2014 o valor faturado ultrapassou a casa do 1,1 bilhão chegando a um crescimento de 51% em relação à 2013.

1. Priorize seus melhores contatos!

O Black Friday, é o dia que mais se envia e-mail no Brasil, e os provedores (Outlook, Gmail, UOL etc) tornam mais rígidas seus filtros de SPAM. Uma grande quantidade de e-mails nem chegará perto da caixa de entrada de seus clientes. Priorize seus melhores contatos e mande somente para eles antes. Depois ao longo da noite e do dia envie para o restante da base.

2. Acerte no conteúdo!

O ideal é segmentar ao máximo possível suas campanhas, utilize o histórico de compra de seus clientes e envie principalmente o que eles desejam receber. Como muita gente compra por impulso, vocês podem colocar alguns banners de outras categorias também. Faça e-mails leves, muitos e-mails serão abertos este dia e muito deles em celular, se seu e-mail demorar a carregar ele será descartado pelo cliente!

3. Produto x Categoria

Caso não consiga segmentar bem sua base, ou produzir todas as peças necessárias. Tente equilibrar bem seu e-mail entre Produtos x Categorias. Os produtos só devem ser trabalhados se você tiver um desconto muito forte, desta forma ele será um “Gancho” para que o cliente visite o site. Ao trabalhar categoria você amplia a oferta e tira a decisão de compra de dentro do e-mail e leva ela para dentro do site onde você tem muito mais recursos para gerar a venda.

4. Landing Page (Página de chegada).

Tão importante quanto o e-mail é a página de chegada! Se você anunciar produtos, não leve o cliente direto para o produto, filtre ele na busca do site e mostre outros similares (até para se prevenir de furos de estoque).

5. Cuide de sua reputação!

Se for estender a promoção para o final de semana, reduza a regra de interação. Envie e-mails somente para clientes que abriram ou clicaram em suas campanhas nos últimos 60 dias. O Black Friday termina na segunda, mas o amor que os provedores (Outlook, Gmail, UOL etc) terão por você será eterno (ou até o próximo Black Friday).

Abraços!

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