Black Friday tem sua última chance com consumidor brasileiro

em nov 25, 2015:por

Redação Next Ecommerce

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As últimas edições da Black Friday no Brasil não trouxeram as promoções e descontos esperados pelos consumidores. Contudo, 74% dos brasileiros estão planejando comprar algo na data este ano, sendo vestuário (44%) e celulares (43%) os produtos mais desejados. As conclusões são da pesquisa “Black Friday 2015”, realizada pela Officina Sophia Retail, em parceria com a EC Global. O estudo revela também que 2015 pode ser a chance derradeira de a data ganhar o consumidor brasileiro, assim como uma das últimas oportunidades de salvar o ano do varejo no País.

Tomando como base as experiências negativas nos anos anteriores, o número de consumidores com expectativa de 70% ou mais de desconto no valor do produto diminuiu de 46%, em 2014, para 35% neste ano. Também caiu a estimativa de valor do tíquete médio, que era de R$ 800 no ano passado, com projeção de R$ 760 para a Black Friday de 2015.

Os brasileiros estão menos otimistas com relação aos descontos e, consequentemente, mais preparados para eventuais armadilhas. No total, 65% afirmam que estão pesquisando os preços dos produtos desejados vários dias antes da data. Além disso, 52% compararão os preços anunciados na Black Friday nos sites de várias lojas. O grande número de consumidores interessados em levantar o custo dos produtos também se revela no aumento das buscas nas lojas físicas, que saltou de 39%, em 2014, para 61% em 2015, apontando aumento de 22%.

Planejando-se para data, 64% dos entrevistados afirmaram que estão adiando as compras para economizar com as promoções. Outro ponto importante é a intenção de 69% em aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal.

O público está cada vez mais familiarizado aos recursos digitais para ajudar nas compras e 68% gostariam de receber avisos de promoções por e-mail. Anúncios nas redes sociais foram citados por 51% e 43% mencionaram a propaganda televisiva. Ademais, o cartão de crédito será a forma de pagar mais utilizada, indicada por 49% das pessoas. Ainda foi constatado que 89% dos entrevistados pretendem parcelar o pagamento e, desse grupo, 45% desejam dividir a conta em seis vezes ou mais.

Resta saber se a Black Friday representará de fato um aumento de vendas no Varejo, ou se será apenas a antecipação das vendas de Natal.

Metodologia: O estudo elaborado pela Officina Sophia Retail, em parceria com a EC Global, foi realizado com 1 mil entrevistas online, incluindo homens e mulheres acima dos 18 anos, das classes A, B e C.

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