BlackFriday gera 10x mais acesso e 9x mais faturamento

em dez 02, 2014:por

Redação Next Ecommerce

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Empresa se preparou para a data com seis meses de antecedência para garantir estabilidade e velocidade nas plataformas

Na sexta-feira passada o tráfego alcançou um pico 10 vezes maior do que o usual e os lojistas da Rakuten Plataformas faturaram, em média, até 900% mais. O resultado positivo se deve a um semestre inteiro de manutenção e investimento em equipe de suporte, software e servidores de alta capacidade, para garantir que os consumidores não tivessem dificuldades para navegar nas lojas e efetuar suas compras.

Com aumento de banda e reforço total na infraestrutura as plataformas da Rakuten estavam preparadas para garantir que nenhuma das lojas ficasse fora do ar. Todo o esforço foi compensado com a satisfação dos lojistas que utilizam as plataformas. “A Black Friday desse ano foi sensacional, uma das melhores que já tivemos! A plataforma Rakuten superou nossas expectativas, e por não apresentar nenhuma falha sistêmica, o resultado final foi bem além do que planejamos, com aumento de 60% nas vendas e 200% em tráfego”, comemora Jonathas Migliorini, gerente de e-commerce da Lojas MM.

“Embora o e-commerce brasileiro já esteja habituado a outras datas comemorativas com alto pico de vendas, nada é igual a Black Friday. No dia das Mães e Natal, por exemplo, os consumidores antecipam as compras para garantir a entrega antes da data, então temos aumento de tráfego equilibrado durante semanas. Na Black Friday todo mundo quer comprar no mesmo dia, durante o dia inteiro, e, para isso, a Rakuten se equipou fortemente com uma infraestrutura que vem sendo estudada e testada há seis meses”, afirma Christiano Ipiranga, diretor de infraestrutura da Rakuten Brasil.

Além da parte tecnológica, a Rakuten treinou sua equipe de atendimento ao cliente para garantir que nenhum consumidor perdesse a oportunidade de compra por dúvidas ou qualquer dificuldade com o checkout.

O objetivo da Rakuten com a Black Friday 2014 era bem claro – oferecer excelência para todos os envolvidos -, e foi atingido. “Nos preparamos exclusivamente para oferecer nessa data tão aguardada uma experiência de compra incrível aos consumidores e estabilidade aos lojistas. Utilizamos servidores automáticos, ou seja, sem a necessidade de intervenção humana, o que tornaria o processo mais longo e poderia deixar as lojas fora do ar temporariamente. Com descontos reais e parceria na divulgação, nossos lojistas também desempenharam um papel essencial para alcançarmos esse resultado. Foi um verdadeiro trabalho em equipe, e foi um sucesso”, reforça Marcelo Terrazzan, diretor comercial da Rakuten Brasil.

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