Brasil, existe uma luz no fim do túnel e ela é digital!

em jun 29, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
Artigo  contéudo

Alguns meses atrás eu terminei de ler a obra-prima de Stephen King, The Dark Tower, todos os sete volumes. Se você ainda não leu, tente o filme ou a série de TV que estréia ao vivo no próximo ano com Idris Elba e Matthew McConaughey. Em uma cena marcante no primeiro livro, o personagem Jake Chambers diz Roland Deschains, o principal protagonista: “Vá, então. Há outros mundos além deste”.

Brasil, minha pátria, está passando por tempos difíceis, todo mundo sabe. Talvez você pelo menos tenha escutado sobre isso no noticiário. Além da grave crise política para o segundo processo de impeachment presidencial em nossa história recente, estamos vivendo o terceiro ano consecutivo do pior período de recessão desde 1930. A economia brasileira está enfrentando uma diminuição de 3 à 4% do PIB por líder crise ano. É um momento para sobreviventes – especialmente sobreviventes inovadoras. Durante os anos a venda foi fácil, quase automático. Agora, precisamos realmente pensam.

Por exemplo, vamos pegar o mercado de varejo.

De acordo com um relatório do Instituto de Desenvolvimento do Varejo, o mercado de varejo brasileiro diminuiu 4,8% em 2015 em comparação com o ano anterior. Isto resultou no fechamento de lojas, revisão dos planos de expansão e a saída de alguns jogadores internacionais.

Mas há outros mundos, Roland, se você for capaz de sair de sua zona de conforto.

O relatório anual “WebShoppers”, do Instituto de E- bit , descreve enorme crescimento para varejistas e- commerce : 15 % no período ( 2015/2014 ), totalizando cerca de US $ 11 bilhões. Por quê? Porque as empresas, os empresários e os clientes estão realmente abraçando a transformação digital , deixaram de ser apenas um slogan, mas um imperativo .

Digital é uma forma real e viável para criar um nova, engajada e direta relação entre comércio e compradores. E a tarefa está sendo bem desenvolvido : WebShoppers também relataram um melhor nível de satisfação dos usuários de e-commerce : 65% em 2015 contra 61% em 2014 .

Na verdade, ele parece ser uma tendência que todos os países da América Latina podem confirmar. Um relatório preparado pela empresa de pesquisa Nielsen afirmou que a América Latina ficou em segundo lugar entre todas as regiões do mundo em relação ao crescimento e-commerce , com destaque para o Brasil e o México . Enquanto os Baby Boomers dominam o consumo global de hoje (40%) , Millennials já são a maioria na América Latina , criando a necessidade de uma mistura de formatos e canais ainda mais indispensável.

Eu amei as palavras de Flávio Rocha, CEO da Riachuelo, uma das maiores cadeias de varejo de moda no Brasil, sobre a sua visão para 2016: ” Não há nada como uma crise para desdobrar criatividade, soluções inteligentes, as mudanças … e um abandono de zonas de conforto. ”

A propósito, este ano Riachuelo está preparando para lançar seu projeto de e-commerce. Mais tarde do que seus concorrentes, mas, segundo Rocha, a hora é agora, depois de reunir anos de aprendizado e preparação. Bem-vindo ao mundo digital, Riachuelo!

A estrada ainda está sendo construída, mas o resultado será mais claro, isso eu não tenho nenhuma dúvida.

Fonte: The Future of Customer Engagement and Ecommerce (Por: André Pereira)

veja também:

Como obter um diferencial e recompensar os clientes do seu e-commerce

Por: Alejandro Vásquez, cofundador da Nuvem Shop e diretor de CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo3

Geração “Y” de consumidores demanda muita atenção de varejistas

Por: Juan Pablo Uma estratégia móvel robusta nos dias atuais CONTINUAR LENDO…

Consumidores multicanal: a nova tendência do varejo

Por: Pedro Ivo Martins O consumidor mudou, online e offline CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo

5 métricas fáceis de analisar que ajudam a crescer uma fan page

Por: Camila Porto As principais dificuldades apresentadas pelos empreendedores e CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário