Cai número de reclamações sobre o Black Friday nas primeiras horas

em nov 25, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
artigo-conteudo2323232

O consumidor brasileiro reclamou menos do Black Friday em 2016 em relação ao evento do ano passado. De acordo com levantamento feito pelo site Reclame Aqui, até 6h desta sexta-feira (25) a empresa havia registrado 581 queixas – em 2015, no mesmo período, foram 831.

A queda representa uma diminuição de 30%, ao mesmo tempo em que as pesquisas às reputações das empresas antes da compra aumentaram.

O principal motivo de queixas dos consumidores, de acordo com o site, foi a propaganda enganosa, que representou 19,6% dos casos. Em segundo lugar apareceram as divergências de valores, com 11% dos problemas, seguido de dificuldade para finalizar a compra, com 8,4%.

A maior causa de reclamações nos últimos anos, a maquiagem de preços, caiu para quinto lugar, com 6,7% de descontos anunciados sobre preços que haviam subido.

Para o CEO do Reclame AQUI, Maurício Vargas, as empresas se prepararam melhor para esta edição, mas não foi suficiente para encantar os consumidores. “O brasileiro continua desinteressado pelas ofertas. Os sites oferecem uma média de 26% de desconto e não os 50% ou 60% que todos esperam numa Black Friday”, disse.

Os produtos mais pesquisados nesta Black Friday foram smartphones, TVs e notebooks. Em seguida, vieram geladeira, sofá e fogão, produtos ligados a compras mais planejadas, o que aponta para uma consolidação da Black Friday como uma data de descontos aguardada para concretizar compras necessárias.

Quando considerados individualmente, o iPhone continua sendo o item mais pesquisado, seguido pelo Zenphone, da Asus, Playstation 4, X Box One e Moto G, da Motorola.

De acordo com o Reclame Aqui, o Black Friday não chegou nem perto de ser um assunto dominante. No Twitter, o único tema ligado à promoção que chegou aos dez principais Trendig Topics foi um tuitaço de fans de Luan Santana perto das 20h para divulgar ofertas da loja de produtos licenciados do cantor. Depois da meia-noite, a melhor posição foi da Saraiva, em 15º lugar, perto das 3h da manhã.

Fonte: E-commerce Brasil

veja também:

email

Por que o marketplace é o assunto do momento no e-commerce?

O ano de 2017 está sendo marcado pela consolidação do CONTINUAR LENDO…

dinheiro

Precificação de produtos: o que é e como simplificá-la

A precificação de produtos é um processo extremamente importante na CONTINUAR LENDO…

ARTIGOPAI

Como se preparar para vender mais no Dia dos Pais?

O Dia dos Pais, comemorado no dia 13 de agosto, CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo

Investir em garantia de chargeback vale a pena?

O cenário digital pode promover diversos benefícios para quem busca CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25