Call-to-action: Qual é a cor certa para a conversão?

em jul 19, 2013:por

Fernando

Atualmente cursando o último ano de Design Gráfico na Universidade Anhembi Morumbi. Experiência de mais de 2 anos em criação on-line e off-line na ampla área do Design. E, atualmente trabalhando e desenvolvendo habilidades com foco em e-mail marketing na Agência Next Target.
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Qual é a melhor cor para o botão call-to-action? A resposta para essa pergunta pode ser mais complexa do que você imagina. Muitos acham que se deve aplicar uma cor só porque ela ficou bonita no layout, sem ao menos entender que tipo de sensações ela está transmitindo e em qual contexto ela está relacionada.

Querendo ou não, a relação das cores com o consumidor tem grande importância. Elas devem seguir um tema fielmente voltado ao público alvo, pois é a partir delas que o consumidor vai sentir a ambientalização, harmonia, conforto, empatia, etc.

As cores falam conosco, se prestar atenção é possível sentir efeitos de excitação, contentamento, vulgaridade, urgência, calma, melancolia, segurança, entre outros.

De acordo com o site Teoria das Cores, “Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, positivas ou negativas”.

Abaixo, alguns efeitos psicológicos que as cores surtem nas pessoas:

  • Branco – purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
  • Preto – luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
  • Cinza - elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
  • Amarelo – concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte;
  • Vermelho - paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, “pare”;
  • Rosa – Amor, carinho, suavidade, acolhimento, romantismo;
  • Azul - harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência, serenidade;
  • Ciano - tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
  • Verde – esperança, cura, natureza, paz, natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
  • Lilás – influência emoções e humores, intuição e espiritualidade;
  • Roxo - velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
  • Magenta - luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
  • Violeta - espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
  • Laranja – equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria, aconchegante, energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
  • Castanho - sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

Mas, mesmo com todas essas informações, qual é a cor que mais gera conversão?

De tempos para cá, tenho ouvido que a cor que mais gera cliques nos botões call-to-action é a cor verde, e não é à toa, pois desde pequenos aprendemos que ela é a sinalização de “siga”, como vermelho sinaliza “pare” e amarelo “atenção”.

Contudo, no e-commerce o botão é apenas um detalhe de um todo. A Gestalt reforça a ideia de que o todo é mais que a soma das suas partes, existindo um envolvimento psicológico e cultural:

“A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador.”

O que eu quero dizer com isso, é que o botão é apenas um detalhe de todo layout e não deve ser avaliado separadamente, pois quando vistos juntos, seu cérebro irá interpretar todo o conjunto ao mesmo tempo.

Foi exatamente isso que a empresa Hubster quis provar ao fazer um teste A/B, onde apenas as cores dos botões são diferentes, para assim ver qual gera mais conversão.

As cores escolhidas foram o verde que simboliza “SIGA” e o vermelho que carrega a conotação de “PARE”.

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A única diferença entre os layouts é a cor dos botões. Diagramação dos textos e todo resto foram mantidos iguais.

Talvez você se surpreenda, mas foi observado que mesmo com o peso negativo que traz a cor vermelha, o layout teve uma conversão de 21% a mais do que o layout com botão verde.

É possível reparar que o botão verde se camufla com o todo, por já ter detalhes em verde, como logo, ícones, etc.

E o que significa isso? Isso significa que não existe uma cor definida para gerar mais cliques e sim a cor ideal para gerar contraste, e assim chamar mais atenção para o botão, onde o consumidor não precisará procurar ou mesmo pensar.

Sendo assim, a maneira mais eficaz de obter mais conversão com seus botões é usar cores que chamam a atenção, com bastante contraste em relação dos demais elementos da interface, levando sempre em consideração a ligação com o público-alvo e sempre que for possível fazer testes A/B para determinar qual das opções é mais confortável para o usuário.

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