Campanhas diferenciadas para datas especiais

em jul 01, 2013:por

José Fortes

Integrante da equipe de criação da Next Target como Designer Pleno. Graduado em Design com ênfase em Marketing pela ESPM.
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Sabemos como é difícil surgir uma nova ideia para as diversas campanhas dos feriados e datas especiais ano após ano. E são esses momentos que seus “subscribers” estão mais receptivos a receber ofertas. A seguir algumas análises de 3 exemplos de campanhas que com algo simples, alcançam resultados incríveis.

St. Patrick’s Day

Essa não é uma data só para os irlandeses. Mesmo aqui no Brasil as empresas, bares e festas se inspiram na data para lançar alguma promoção. O assunto pode ser um pouco “brega” (Quer a sorte do EYE-Rish?), mas a mensagem e a maneira de como é transmitida, reflete todo o espírito da marca.

Como exemplo a frase do balão (bem instigante), a mistura de foto da boneca com ilustrações (recorrente na comunicação da Benefit), traduzem toda a irreverencia e look que a marca propõe até mesmo no seu site. Conseguimos notar a harmonia de cores, composição, textos… Enfim, detalhes que fortalecem a mensagem e estimulam o clique.
As gêmeas Jean & Jane Ford, em 1976, começaram com uma boutique e elas faziam seus clientes sorrirem com a frase: “Who says makeup has to be serious?”. Desde então elas vem vendendo seus produtos com um leve toque de humor. Nomes de produtos irreverentes, embalagens criativas sempre deixando a expectativa “o que a Benefit fará a seguir?”. Segundo elas uma coisa é certa, muita diversão, ou como elas preferem dizer, “laughter is the best cosmetic, so grin and wear it!” Em 1997 a marca se torna internacional e logo depois começa a mostrar seus produtos na internet, alavancando ainda mais a marca e as vendas. Site: http://www.benefitcosmetics.com/

 

Valentine’s Day

É uma outra data não brasileira, mas move o comércio eletrônico no mundo inteiro. A MATTEL, usa a data que é focada no público adulto e expande para o publico mais juvenil. A linha antes do header salienta: “Compre os queridinhos do nosso site” (traduzindo ao pé da letra) e em seguida, sem mostrar nenhum brinquedo, com uma simples chamada dentro de um coração rosa em um fundo azul, oferece os brinquedos.

Sem imagem nenhuma, as citações ajudam a construir a ideia apelando aos pais o valor das horas de diversão. O layout é apelativo pelas cores e frases diretas, quebrando aquela “regra” de ter imagem e texto. O texto acaba virando a própria imagem.
Mattel Inc. é uma companhia estadunidense de brinquedos com sede em El Segundo e é o maior fabricante do mundo. Os principais produtos são: carrinhos Hot Wheels & Matchbox, bonecas Barbie & Polly, bonecos Max Steel, jogos de tabuleiro. Uma personagem que ilustra essa história é a boneca Barbie – a mais famosa e mais vendida do mundo. Site: http://www.mattel.com/

 

Halloween

Na hora do Halloween, o email da Hotel Chocolat descreve seus produtos como “Dead Gorgeous” (traduzido não faz o menor sentido: “morto deslumbrante”). A maneira de como a direção de arte compõe o layout com a caixa em forma de caixão apoiada e mostrando parte do produto, a fumaça, caveiras… criam um clima e instigam ainda mais quem está lendo o email.
Hotel Chocolat é uma chocolataria e produtora de cacau britânica, com mais de setenta lojas no Reino Unido e cinco lojas nos Estados Unidos e no Oriente Médio. É uma das únicas empresa no Reino Unido que produz o próprio cacau dos seus produtos, fazendo seus produtos únicos e diferenciados. Site: http://www.hotelchocolat.com/uk/

 

A chave para os e-mails sazonais

Desafie a sua equipe criativa (se você ainda não tem, comece a pensar no assunto) para assim surgir algumas ideias que são fora da caixa e que impactem os leitores nos poucos segundos de atenção.

Busque diferenciação! Dos exemplos acima, o Hotel Chocolat segue uma linha muito clássica em seus produtos e mídias de divulgação. E mesmo juntando caveiras, fumaça, caixão, está muito bem definido o look classico.

Pense nos eventos que estão por vir como Halloween, Dia dos Pais, Natal, e por que não pensar no Dia das Mães do ano que vem, quanto mais tempo você e sua equipe tiverem para pensar nas campanha, menos falhas e mais conversões, cliques e vendas ela terá.

Sabemos também que o tempo é escasso, portanto se uma campanha foi bem sucedida, nada impede dela ser repetida no ano seguinte com alguns ajustes e melhorias, atualizando produtos, preços, elementos gráficos e o que mais for necessário. Não se esqueça de que é um trabalho em equipe! Não tenha ideias sozinho e nem exija ideias sem antes discuti-las, pois só assim é possível prever alguns problemas como fotos, textos, assunto e conteúdo.

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