Como a inteligência de negócio ajudam as centrais de compra

em mai 18, 2015:por

Jonatan Costa

Analista de Sistemas, pós-graduado em gestão e desenvolvimento de softwares. Fundador da Área Central, trabalha no desenvolvimento do sistema desde 2005. Jovem Empreendedor de Destaque em 2014 de Rio do Sul.
Views18
central-de-compras

A grande dificuldade que os gestores de compras enfrentam no dia a dia do seu trabalho, independentemente da área de atuação que estejam, é conhecer e ter o controle de todo o histórico de compras das empresas associadas. Com as chamadas Centrais de Compras, esses gestores podem ter essas informações de forma rápida, eficaz e sem depender de integrações ou interferência dos associados. O segredo é aplicar a inteligência estratégica nas centrais de negócios, otimizando assim o resultado final.

Por meio da captura de dados das Notas Fiscais eletrônicas dos associados, o sistema mostra ao gestor informações importantes sobre o que cada associado está comprando, principalmente no que se refere a compras individuais que não passam pela central, podendo dessa maneira controlar com perfeição as verbas recebidas dos fornecedores e antecipar possíveis necessidades de compras dos associados.

Com os dados dessas notas em mãos o gestor poderá ter inúmeras informações relevantes, tais como conhecer a curva ABC de consumo de seus associados, planejar as compras, ter conhecimento de qual associado está conseguindo comprar com melhor preço e em maior quantidade, barganhar com os fornecedores e potencializar seu trabalho como gestor. Além dessas facilidades, poderá extrair custos e rotas dos fretes pagas para compreender melhor o impacto disso em sua logística. E ainda, a rede cumpre com sua parte legal, em armazenar essas notas em formato XML em local seguro e organizado.

Além dessas facilidades, as PMEs ainda podem contar com outras vantagens, como: um maior poder de negociação com os seus fornecedores, a fim de diminuir seus custos e ter um produto com melhor preço e qualidade; a otimização de tempo e o resultado rápido proporcionando maior precisão, diminuindo a margem de erro e aumentando os lucros da empresa; e a elaboração de um relatório estratégico para o acompanhamento das compras, comparando os produtos, fornecedores, preços, entrega e outras vertentes para somar uma melhor compra.

As vantagens em utilizar uma central de compras são inúmeras, mas os pequenos detalhes fazem toda a diferença e a tecnologia está aí para melhorar cada vez mais o desenvolvimento de qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho da empresa.

veja também:

Não há outros artigos postados por esse autor

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25