Como a Rock Content dobrou as vendas com Marketing Digital

em fev 17, 2014:por

Redação Next Ecommerce

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Rock Content nasceu para oferecer serviços de produção de conteúdo para marketing digital, auxiliando os clientes a desenvolver e compartilhar materiais relevantes e engajadores, com o objetivo de estimular novos negócios.

 

ga1

 

 

A empresa, que atende clientes de várias regiões do país, sempre teve facilidade de se comunicar e atrair visitantes no topo do funil, mas não tinha ainda um processo bem definido para transformar mais desses visitantes em clientes.

Com a expertise de produção de conteúdo, a qualidade do próprio material e a atração de visitantes estavam garantidas. No entanto, o desafio era estimular a geração de Leads mais qualificados e encontrar uma forma eficiente de identificar essas oportunidades e vender pra elas.

 

Solução

 

Ao utilizar o RD Station, a Rock Content começou a observar aspectos importantes do marketing digital para conquistar clientes qualificados. E, pouco a pouco, foi implantando algumas ações estratégicas.

A empresa já atraia visitantes com o conteúdo de seu blog, mas tinha como única opções de conversão o Fale Conosco ou a própria contratação do serviço.

Seguindo os passos da metodologia de implementação de marketing digital exclusiva para clientes do RD Station, produziu seu primeiro eBook e disponibilizou para os visitantes que preenchessem os formulários nas Landing Pages, criadas de forma simples pela plataforma.

Com o sucesso da ação, percebeu-se que a estratégia tinha grande eficiência e sistematizou a produção de um novo material todo mês. Com um número crescente de emails em sua base, a Rock Content passou a enviar as Landing Pages com pagamento social para seus contatos, usando os Leads como forma de impulsionar a mensagem e atrair ainda mais pessoas.

Com essas estratégias, a geração de Leads estava mais que resolvida. Era preciso então transformar esses Leads em clientes.

Utilizando a base de Leads do RD Station, a equipe de marketing da Rock Content consegue analisar, em cada Lead, seu histórico, as fontes de tráfego em cada conversão, a empresa, o cargo e os perfis em mídias sociais. Assim ficou muito mais fácil separar o joio do trigo e encontrar os Leads mais qualificados para repassar ao time de vendas.

Inclusive, para garantir a especialização e produtividade, a empresa tem uma pessoa com a função específica para fazer a qualificação dos Leads, deixando o time de vendas totalmente focado na abordagem. De acordo com Diego Gomes, um dos sócios fundadores da Rock Content, “É muito mais vantajoso treinar e especializar os profissionais. Os resultados são mais expressivos”.

Assim, todos os Leads que se encaixam no perfil adequado de cliente são abordados com uma venda consultiva, o que gera uma taxa de fechamento bastante interessante para a empresa.

Segundo Gomes, a produção de conteúdo é o caminho para o sucesso, principalmente de empresas que estão começando e têm recursos limitados.

 

Como a consultoria ajudou a Rock Content a identificar as ações prioritárias

Com a consultoria da Resultados Digitais, ficou mais fácil para a empresa encontrar os caminhos e realizar os ajustes certeiros para conseguir um bom retorno em apenas cinco meses.

“Estou muito satisfeito com a RD. O atendimento e a transmissão de conhecimento são seus grandes diferenciais. Aprendemos uma série de práticas e pequenos truques que ajudam bastante”, afirma Gomes.

De acordo com o sócio-fundador, o software RD Station é simples e fácil de usar. “É muito melhor pra quem está começando ter um apoio consultivo em uma plataforma simples do que funcionalidades em excesso”.

Depois de utilizar os eBooks para despertar o interesse, a empresa aprofunda o relacionamento com o envio de campanhas de email marketing uma vez por mês. E o retorno tem sido bastante positivo.

Outra etapa foi a utilização da ferramenta de nutrição de Leads. A Rock Content criou segmentos para profissionais de marketing, CEOs e diretores – responsáveis pela tomada de decisão dentro das empresas que possivelmente viriam a contratar o serviço – e outro para base de redatores, jornalistas, estudantes e estagiários, pessoas importantes disseminar a marca como sinônimo de marketing por conteúdo junto a seus contatos.

“São segmentos importantes de serem trabalhados de maneira independente. O novo recurso oferecido no RD Station tem sido muito útil”, explica.

Em paralelo, a empresa aplica técnicas de Link Building (relacionamento com outros domínios), produzindo nada menos do que dez guests posts por mês para blogs e sites com conteúdo afim ao seu para atingir seu público-alvo em outros espaços. A estratégia ajuda a ranquear as palavras-chaves escolhidas e a trazer tráfego qualificado para o seu domínio.

Por fim, todo o processo volta como feedback para o time de marketing fazer análises e otimizar suas ações. Dessa maneira, foram feitas modificações em alguns temas de conteúdo e foram escolhidos os melhores canais para a Rock Content investir, tanto em compra de mídia como na construção de relacionamentos e produção de guest posts.

 

Resultados

Nesses primeiros cinco meses de utilização do RD Station, os materiais lançados converteram em média 40% dos visitantes em Leads. No total, foram 2,7 mil Leads gerados neste período.

E isso tudo a um custo muito baixo: o Custo por Lead ficou em R$ 0,19 no mês de julho. “O custo de aquisição de um Lead via marketing de conteúdo é, em média, 62% menor do que através de outras estratégias de marketing digital”, explica.

Com o incremento no número de oportunidades e as metas batidas com folga a cada mês, aumentou a necessidade da ampliação da equipe.“Antes, a maioria dos clientes que chegavam até nós vinham por recomendação. Agora metade deles estão chegando por meio do marketing de conteúdo e inbound marketing. Em função desta demanda, contratamos mais vendedores e continuamos em processo de expansão. Nossa previsão é crescer 20% ao mês”, revela o sócio-fundador.

No primeiro mês de atuação, a Rock Content começou a oferecer serviços de produção de eBooks. Um mês após o lançamento, fechou oito projetos para clientes diferentes, apenas utilizando email marketing como ferramenta de divulgação. Uma prova de que relacionamento funciona quando o conteúdo tem qualidade e a oferta é interessante para o público atraído.

 

Fonte: RDStation

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