Como abrir uma loja virtual de sucesso

em jun 29, 2015:por

Lívia Freitas

Jornalista da ClearSale com formação na USJT, ESPM e FAAP atua com comunicação corporativa com foco em branding, desenvolvimento de campanhas e cobertura de grandes eventos como HSM ExpoManagement, Campus Party, E-Commerce Brasil. Produz textos com foco em inovação e criatividade.
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poucas vendas

A tecnologia facilitou a criação de sites e blogs, não é mais preciso ser expert em programação ou design para criar uma página na internet. Esse cenário unido ao faturamento positivo, ano a ano, do comércio eletrônico no Brasil e no mundo tem atraído muitos empreendedores que sempre tiveram vontade de montar seu próprio negócio e esperavam uma oportunidade.

Em 2013, o Brasil registrou 37 mil lojas virtuais abertas, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), porém os números não são tão positivos quando falamos em faturamento, das 37 mil lojas, 70% delas não geravam nem 10 vendas por mês.

Isso acontece porque diante da facilidade de se abrir um e-commerce atualmente, as pessoas acabam esquecendo que não basta apenas colocar algo para vendar na internet e esperar o lucro. Assim como um comércio no mundo físico, o virtual também precisa de planejamento, gerenciamento e investimento.

Se o seu sonho é ser um comerciante digital de sucesso, separamos alguns dos passos principais que você deve saber antes de abrir um e-commerce, mas lembre-se que a internet está cheia de conteúdo relevante sobre todos os temas, não limite-se e pesquise.

1 – Conheça suas obrigações

Para evitar problemas jurídicos desnecessários no futuro, vale a pena você se informar, como primeiro passo, quais são as obrigações de um e-commerce com os consumidores previstos em lei. Entre os itens, destacamos alguns abaixo, no final do texto você encontrará ainda um link com a relação completa.

1 – Transparência – você deve informar todas as despesas adicionais envolvidas na compra de um produto separadamente, como o valor do seguro e frete. Além disso, deve oferecer pelo menos um meio de contato com o cliente.

2 – Dados da empresa – é seu dever informar CNPJ/CPF, endereço e nome da empresa em local de fácil visualização no layout de seu site.

3 – Troca e devolução – por lei, o consumidor tem sete dias, após fazer a compra, para se arrepender, é importante que você esteja ciente e respeite esse tópico. Além disso, ele tem o direito de trocar produtos com defeito, em caso de bens não duráveis o prazo é de 30 dias, saltando para 90 dias quando o bem é durável.
Leia com cuidado e considere ainda disponibilizar a cartilha completa dos Direitos do Consumidor em seu site, assim ele pode consultá-la sempre que tiver alguma dúvida.

2 –  Faça o planejamento

Com a ideia e o segmento de atuação escolhidos, é hora de colocar no papel como sua loja virtual vai funcionar. Não caia na tentação de achar que você já tem tudo em mente e que pode pular essa etapa de planejamento. Ela é vital para garantir o sucesso em longo prazo.

Um método cada vez mais querido pelos empreendedores é o Business Model Canvas (Modelo de Negócios Canvas). Ele é visual, pode ser baixado da internet gratuitamente e ajuda a planejar todas as etapas que você precisa. São nove temas ao todo que vão desde Definição da Proposta de Valor (um dos pontos mais vitais para tornar seu negócio lucrativo), Segmentos de Mercado, Estrutura de Custos, Fontes de renda etc.

Nele você detalhará também toda a sua estrutura de funcionamento, como logística, estoque, canais de atendimento ao cliente etc. O link de onde conseguir o Canvas está disponível ao final do texto, baixe e preencha cada item com a maior riqueza de informações possíveis.

3 – Escolha sua plataforma

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ela é sim importante e não são todas iguais. Lembre-se que a sua plataforma é o seu pilar. Então analise todas as opções que o mercado oferece com cuidado, veja qual atende melhor suas necessidades não só agora, mas também em longo prazo.

4 – Invista em segurança

Quando uma loja virtual é nova em seu segmento, ela precisa ganhar a confiança dos consumidores, ainda mais em épocas que tanto ouvimos falar sobre roubo de dados pela internet.
Por isso, você deve investir em segurança e mostrar que se preocupa com a proteção dos seus usuários. Comece obtendo o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer), ele permite a troca de informações de forma segura e estará visível em seu site na barra superior como um cadeado verde trancado.

Outro passo importante é contratar uma empresa que ofereça soluções antifraude. Ela não protege apenas o seu cliente, mas também você. Isso mesmo, quando um comércio eletrônico sofre uma fraude ele precisa arcar com o prejuízo, o que afeta o seu faturamento e pode levar, em alguns casos, a falência. Então se você não quer perder tempo com isso e evitar dor de cabeça, encontre um parceiro que tenha essa expertise e foque o seu tempo em vendas.

5 – Tenha um layout profissional

Ele é o seu cartão de visita, vai passar uma boa ou má impressão sobre o seu negócio e ajudar a realizar vendas ou espantar seus visitantes. Esse item também tem relação com segurança, já que quando acessamos um site com o layout amador ficamos na dúvida sobre o seu profissionalismo.

É preciso ter boas fotos, um logótipo, informações sobre os produtos detalhadas e tudo que possa trabalhar a favor de suas vendas.

6 – Atraia consumidores

Hora de trabalhar a sua imagem. Não precisamos dizer que esse ponto é primordial para ter um faturamento positivo, como dissemos lá no comecinho do texto, não basta apenas colocar uma loja virtual no ar e esperar que ela gere vendas sozinha.

Algumas dicas para fisgar clientes é investir em e-mail marketing, links patrocinados, redes sociais e conteúdo relevante sobre o seu segmento. Informações mais detalhadas sobre cada estratégia já foram abordados por nós em outro texto, não deixe de conferir, o link está disponível mais abaixo.

Boa sorte na sua empreitada!

Links úteis para você:

Nova Lei do E-commerce – Decreto Nº 7.962

Baixar modelo de Negócios Canvas

Como divulgar sua loja virtual e atrair mais consumidores

Mostre que você é uma loja virtual confiável

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