Como aumentar as vendas no e-commerce?

em jan 16, 2017:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
Artigo  contéudo

A internet revolucionou o mercado mundial. Graças a ela, o acesso a um negócio próprio se tornou realidade para muitos empreendedores. Hoje, segundo estudos, já existem mais de 450 mil lojas de e-commerce no Brasil, sendo que 90% delas são de pequeno e médio porte.

Porém, por ser um mercado novo, ainda em processo de amadurecimento, a taxa de insucesso do e-commerce é muito alto. Segundo análises, a maioria dos e-commerces fecha com menos de 3 meses de vida. Outro estudo, desenvolvido pelo Sebrae, mostrou que cerca de 60% dos e-commerces fecham antes de um ano de atividade.

Um fator desse alto número é a falta de planejamento e conhecimento do mercado. Isso ocorre, principalmente, porque há um mito ainda tratado com forte crença nos dias de hoje: de que empreender na internet é fácil, barato e qualquer um pode ficar rico sem muito esforço.

Outro fator diz respeito ao não cumprimento das metas. É muito normal vermos novas lojas planejarem vender R$ 50 mil ou R$ 100 mil reais em poucos meses, mas quando analisamos as estratégias a serem implantadas, notamos que a loja não conseguirá seguir o planejado.

Com foco nessas informações, separamos dicas valiosas para você aumentar as vendas no e-commerce. Confira!

1. Invita em mídia paga
A primeira estratégia para aumentar as vendas, é aumentar o topo do funil de vendas. Portanto, atrair mais visitantes é fundamental para o sucesso do seu e-commerce. E para atrair esse tráfego, a mídia paga é o caminho mais rápido.

Em geral, o Google é a principal ferramenta de busca dos e-consumidores, mas não podemos esquecer de outras como BING. Em alguns casos, mesmo o BING gerando menor tráfego, a conversão desse canal pode ser melhor que outros.

Para atrair visitantes, um e-commerce em fases iniciais de vida chega a investir entre 10% a 15% do seu faturamento em marketing, sendo que em alguns casos vemos lojas alcançando 20%. O principal motivo é a baixa taxa de conversão da loja nos primeiros estágios. Se você quer saber mais sobre a taxa de conversão e sua importância, leia esse artigo.

Esse número pode ser alto, portanto você deve desde o inicio do e-commerce se o capital investido na empresa suportará 6 meses com essa estratégia e se a margem do seu produto permite tal investimento. Se preferir, leia nesse artigo com dicas para montar seu e-commerce.

Para essa estratégia, muitas vezes é interessante a contratação de uma agência de marketing. Ela poderá gerar maior ROI das suas campanhas ao ponto de cobrir os maiores custos de desenvolver internamente essa estratégia. Veja aqui nosso artigo sobre ROI e como calcular.

2. Comparadores de preço
Ao longo do tempo, algumas empresas se especializaram em ajudar o cliente no momento de encontrar quais são os melhores preços. Daí, surgiram diversos sites que comparam os preços dos produtos.

Porém aqui temos que uma atenção maior: se o cliente vai a um comparador de preço, ele já está pesquisando o mais barato. Se sua estratégia é entregar algum tipo de diferencial de serviço, talvez você não consiga converter esse cliente em uma venda.

Por isso, para participar desse mercado, é importante uma adoção de preços diferente. Verifique quanto a sua margem permite dar de desconto considerando que você não terá custo de mídia paga, aqueles 10% ou 15% que citamos. Incentive pagamento em boleto onde você não tem a taxa do cartão.

Se você conseguir um preço competitivo, esse canal poderá ser fundamental para alavancar suas vendas.

3. Venda por meio de marketplaces
Um canal de vendas que vem crescendo e deve ser tendência para os próximos anos são os marketplaces. Nesse modelo, grandes varejistas como Americanas, Walmart e Submarino vendem os seus produtos e também os de outras lojas.

Se você se integrar a esses marketplaces, o seu produto estará exposto em uma loja com milhões de visitantes. As lojas de pequeno porte que adotaram essa estratégia aumentaram muito suas vendas. Em alguns casos vemos marketplace representar mais de 75% do faturamento de um e-commerce.

Se você tem interesse, leia esse nosso artigo que fala exclusivamente sobre os benefícios financeiros de participar de um marketplace. É importante que você tenha em mente os serviços prestados e quanto você economizará na sua margem.

Um ponto de atenção está relacionado a marcas, como por exemplo, moda. Avalie cuidadosamente se a entrada no marketplace não impactará negativamente na sua marca. Você pode até aumentar as vendas e sua margem, mas perderá posicionamento.

4. Invista em SEO
Em terceiro lugar, vem o SEO que em português significa otimização para os mecanismos de busca. Portanto, SEO nada mais é do que a adoção das melhores boas práticas para que o seu e-commerce esteja bem posicionado nos resultados orgânicos dos buscadores.

Se você quer entender um pouco mais de SEO para e-commerce, veja nosso artigo que explicará mais a respeito.

Esse item vem em terceiro lugar na lista pois o trabalho de SEO não será do dia para noite. Ele é um trabalho de formiga e que poderá demorar meses até ser representativo. Porém, como ele é gratuito ou tem um baixo custo, será o canal de maior rentabilidade do e-commerce.

Fique atendo as melhores e se quiser, veja nosso artigo falando sobre os erros mais comuns cometidos. Se quiser se aprofundar mais no assunto, leia o guia do Google para iniciantes.

5. Invista no aumento da taxa de conversão
A taxa de abandono de páginas (especialmente a de checkout) é um indicador-chave que você deveria levar em consideração para medir o desempenho do seu e-commerce.

Quando nos referimos a sites de vendas, o abandono de páginas é um verdadeiro desastre. Alguns fatores contam bastante para essa taxa ser elevada, como o inesperado preço do frete e as opções de pagamento, no caso do abandono de checkout.

Portanto, é fundamental que você conheça o funil de venda do e-commerce, suas etapas e as melhores praticas para diminuir o abandono em cada uma delas e no final, aumentar a taxa de conversão. Leia mais nesse artigo a respeito.

Existem diversos fatores que impactam na conversão da sua loja. Abaixo, seguem alguns:

1) Preço: não adianta você ter um e-commerce incrível, um serviço excelente e um preço 60% mais caro que os concorrentes. Muito provavelmente o cliente não vai ver valor e acabará comprando em outra loja;

2) Processo de pagamento confuso e complicado: a partir do momento que o cliente inicia o processo de compras, ele tem interesse no seu produto e na sua loja. Portanto, qualquer distração ou problema que o fizer desistir significa perder dinheiro. Portanto tenha um processo bastante eficiente;

3) Usabilidade: são inúmeros motivos para apresentar uma boa usabilidade, desde aumento de conversão até sensação de segurança. Portanto, sempre siga as melhores práticas de mercado.

De todos os problemas que podemos citar, o que menos é considerado é a usabilidade. Porém, ele é o principal vilão para uma baixa taxa de conversão.

Num momento que a web se torna cada vez mais dinâmica, os usuários não têm mais paciência para páginas lentas, pesadas, com quebras constantes e navegabilidade complicada.

Lembre-se de que você não é único! A concorrência aumenta diariamente, e é muito fácil o seu possível cliente desistir de comprar no seu site, devido a algum problema de usabilidade, e partir para o próximo que ofereça melhor navegação.

6. Esteja presente nas mídias sociais
O Brasil, segundo pesquisa publicada pela Forbes, é o país latino-americano com o maior número de internautas utilizando redes sociais. Portanto, se você quer aumentar suas vendas e ter um e-commerce rentável, não faça vista grossa para as mídias sociais.

Estas são as mídias mais utilizadas no Brasil, em ordem de número de usuários, segundo um estudo realizado pela We Are Social em 2016:

– Facebook: a rede mais famosa tem mais de 103 milhões de usuários brasileiros, com 54% do público sendo feminino;

– Mensageiros: o uso de aplicativos de mensagens instantâneas para se comunicar cresceu exponencialmente no último ano, sendo o WhatsApp e o Facebook Messenger os preferidos dos brasileiros;

– YouTube: o canal de publicação de vídeos também cresceu bastante, especialmente pela onda de “youtubers” que surgiram com fama rápida;

– Instagram: o app de imagens permite criar anúncios, e possui um público muito ativo, criando possibilidades inúmeras de negócios;

– Google+: a rede social da gigante Google possui sua maior comunidade nos EUA, mas está crescendo por aqui e também é uma boa opção de investimento;

– Skype: aplicativo para troca de mensagens por vídeo, voz e texto, o Skype é uma ótima ferramenta para ser um canal de contato com clientes;

– Twitter: já esteve mais bem posicionado, mas continua com um bom número ativo de usuários no Brasil, e também evoluiu bastante na questão de anúncios pagos;

– LinkedIn: até pouco tempo desconhecida, esta rede profissional está crescendo entre os usuários brasileiros, especialmente pelo seu foco em trabalho e negócios.

As mídias sociais são uma das melhores formas para gerar tráfego. Mas não pense que basta criar um perfil ou página e publicar seu conteúdo diário de acordo com o seu público alvo. Assim, você terá cada vez mais curtidas na sua página e aumentará o poder de vendas do canal.

Por último, é importante citar que as redes sociais funcionalmente muito bem quando o cliente está extremamente satisfeito com a sua marca. Um cliente contente, se fizer um comentário positivo, poderá gerar diversos novos clientes.

Mas lembre-se, do mesmo jeito que a rede social pode ser sua amiga, ela pode ser sua inimiga. Um problema ou um erro, poderá gerar um post ruim e prejudicar sua marca através das redes sociais.

7. Invista em Inbound Marketing
A regra de ouro do Inbound Marketing é criar e compartilhar conteúdo, de forma que atraia prospects qualificados para o seu negócio, e mantê-los engajados para que voltem cada vez mais.

Há mais de uma década que o Inbound Marketing tem se tornado a mais eficiente estratégia de marketing digital. A melhor forma de alavancar seu negócio e aumentar as vendas no e-commerce é unir as velhas táticas do “outbound marketing”, como anúncios pagos e listas de e-mails, ao poder de engajamento e conversão gerado pelo inbound. Isso pode ser feito ao criar conteúdo de qualidade que atraia os consumidores para sua empresa e seus produtos.

Basicamente, o Inbound Marketing tem 4 etapas estratégicas:

Atração
Nesta primeira etapa, o foco é atrair visitantes qualificados para o seu canal de comunicação. Gerar tráfego correto significa atrair apenas as pessoas aptas a se tornarem leads e, posteriormente, clientes. Em outras palavras: qualidade, não quantidade.

As principais ferramentas para esta etapa são o blog, onde você vai gerar e compartilhar seu conteúdo; as técnicas de SEO, que levarão seu conteúdo à otimização para ser encontrado nos mecanismos de busca; páginas na web e publicação nas mídias sociais.

Conversão
O passo seguinte é converter seus visitantes em leads, pelo colhimento de informações de contato. Algumas formas eficientes de fazer isso é por meio de formulários no seu site ou blog; botões ou links de chamada para ação; landing pages e formas de entrar em contato com você.

Fechamento
Aqui é quando você transforma seu lead em cliente, fechando um negócio com ele, como uma primeira venda. Nesta etapa, geralmente você vai fazer uso de um sistema CRM para poder gerenciar o relacionamento com seus clientes; também vai precisar gerir sua lista de e-mails, de forma a manter o relacionamento com esses clientes e fidelizá-los.

Encantamento

Fechar a primeira venda é apenas o primeiro passo para criar clientes. A grande magia para aumentar as vendas e ter um negócio escalável é fidelizar esses clientes e torná-los encantados por sua marca e seus produtos. Isso os tornará mais do que clientes que voltarão a comprar de você, também os fará defensores e divulgadores da sua marca.

8. Tenha um pós-venda eficiente

Diretamente relacionado à última etapa do inbound, o pós-venda é o momento em que você vai conseguir entender as dores e as necessidades do seu cliente e saber como você ainda pode encantá-lo.

Ter um pós-venda eficiente significa prestar todo o auxílio necessário para que seu consumidor fique totalmente satisfeito com o seu produto e seu atendimento.

O investimento e os esforços em trazer novos clientes para o seu negócio são imensamente maiores do que aqueles empregados em manter e fidelizar os atuais. Portanto, dedique-se a criar uma carteira de clientes ativos. Esse será o seu bem mais valioso, e é o que fará aumentar as vendas no e-commerce.

9. Analise métricas

No primeiro tópico citamos um indicador-chave, o acompanhamento das taxas de conversão ao longo do funil.

Uma última dica valiosa que temos para você escalar seu negócio e ter um e-commerce rentável é: meça! Analise métricas importantes e acompanhe o desenvolvimento do seu negócio.

Acompanhe as taxas de conversão, abandono de carrinho, seu ROI, o valor médio de ticket por cliente, a frequência com que ele retorna ao seu site, entre outras métricas. Assim, você poderá aplicar as melhores estratégias para impulsionar o seu negócio.

Tenha estas 9 referências em mente e você já terá um bom ponto de partida para aumentar as vendas no e-commerce. Se ainda resta alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo e logo responderemos.

Fonte: Ecommerce News

veja também:

adwords

Como melhorar as vendas com o Google AdWords para e-commerce?

Por: Wallace Castro Você quer vender mais, economizar tempo e fazer CONTINUAR LENDO…

red bull

Marketing de Conteúdo te dá asas

Por: Renann Mendes Nunca fui muito fã de dar aulas, CONTINUAR LENDO…

shopping

Google Shopping: aprenda como usá-lo a seu favor

Por: Raquel Lisboa – Nuvem Shop É cada vez mais CONTINUAR LENDO…

email

Por que o marketplace é o assunto do momento no e-commerce?

O ano de 2017 está sendo marcado pela consolidação do CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25