Como criar experiências mobile de sucesso?

em dez 07, 2015:por

Victor Ferrante

Victor Ferrante é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP, fascinado por e-Commerce e design. Colaborador da eNext e NextEcommerce.
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O segredo para a criação de uma experiência mobile amigável para seu usuário é a empatia. Não aquela empatia clichê, mas aquela empatia pragmática, na qual você se coloca na pele do usuário e realmente tenta compreender o que eles precisam e o que eles querem. Um caminho mais fácil para isso, é relevar suas necessidades e desejos baseados em questões simples, como a do jornalismo: Quem, como, o quê, quando, onde e Por que?

Quem?

Quem é seu público-alvo? Informações demográficas, como idade e gênero são NECESSÁRIOS, mas tente ir um pouco além disso: pense em quais são seus desejos, ambições, dificuldades ou até aquela coisinha boba que os irrita que ninguém dá importância. Criar personas, para cada um dos perfis de usuário te auxiliam a responder essas questões e desenhar uma experiência mobile muito melhor.

O quê?

O que seu público-alvo precisa ou deseja que eles não conseguem, hoje, de maneira nenhuma, ou facilmente? O que você está oferecendo pela sua experiência que dará essa facilidade para o desejo do usuário? Qualquer oferta deve se relacionar diretamente com seu negócio, mas com foco absoluto no que é mais importante para o usuário.

Quando?

Quando que seus usuários estarão mais propensos a se engajar com a sua solução mobile? E com que frequência? O “Quando” pode ser considerado em termos absolutos, por exemplo: entre 19h e 23h; ou em termos relativos, por exemplo: durante jogos de futebol, no trânsito, etc. Você deve considerar as horas de de engajamento para criar uma experiência otimizada.

Onde?

Onde que seus usuários, mais provavelmente, irão se engajar na experiência desenhada para ele? Existem desafios e oportunidades dirigidas à geolocalização para serem pensadas? Por exemplo, monitorar a performance de um nadador parece ótimo, mas impossível sem uma solução física a prova d’água; ou então no quesito comparação de preços, é altamente provável que aconteça nas lojas físicas, facilitando a utilização de um leito de código de barras, etc.

Por que?

Por que alguém usaria sua solução? Seu aplicativo deve suprir uma necessidade ou desejo que qualquer usuário tenha. Precisa haver uma distinção bem definida e suficiente entre alguém usar o seu app e a “Próxima maravilha” para que eles se preocupem em lembrar do seu aplicativo ou website.

Como?

Como você vai atingir seus usuários? Uma vez que você traçou o perfil do seu usuário com as respostas de todas as perguntas acima, você vai conseguir identificar como atingí-los efetivamente.

Há somente uma complicação: para cada resposta de “Quem” você precisa responder cada uma das outras questões; Em outras palavras, se você tiver dois ou mais perfis que representam dois segmentos de mercado distintos, você vai precisar responder todas as questões, para cada um dos perfis traçados, a fim de criar uma experiência mobile de sucesso, que vai cumprir com as necessidades de cada uma das personas.

COM INFORMAÇÕES DA UXMAG

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