Como fazer testes A/B? – Dicas práticas para o sucesso

em fev 21, 2014:por

Marianna Afonso

Graduada em Publicidade pelo Mackenzie e pós graduada em Gestão de Mercados pela ESPM. Gerente de Contas na Über Digital, com foco em UX e aumento de taxa de conversão
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Qual é a melhor cor para o botão comprar? Quais produtos colocar na vitrine? Qual tipo de imagem tem mais conversão? Só tem uma maneira de responder a essas e a várias outras perguntas: realizando testes.

Para isso utilizamos ferramentas que possibilitam testar diferentes varíaveis distribuídas aleatoriamente, ou seja, as duas versões vão para o ar simultaneamente. A ferramenta divide o tráfego, direcionando visitantes para as duas versões, em um mesmo espaço de tempo. É uma maneira eficiente de testar layouts diferentes em sua página e determinar quais os que produzem melhores resultados.

Ferramenta de Testes

No ecommerce não tem muita regra, cada consumidor se comporta de uma forma e o que adianta para uma empresa pode não servir para outra.
Separei 4 passos-chaves para uma estratégia de otimização de sucesso:

  • Determine suas metas: Antes mesmo de considerar as tecnologias de otimização, é importante avaliar exatamente o que a empresa procura alcançar. Para o e-commerce tradicional, a meta é simples: VENDAS!
  • Priorize seu roteiro de testes: Não adianta realizar vários testes ao mesmo tempo pois isso dificulta a mensuração dos resultados. Criar um conjunto personalizado de KPIs para cada campanha é essencial para avaliar o desempenho.
  • Organize uma equipe: Uma estratégia bem sucedida requer a colaboração de várias pessoas, capacite uma equipe focada na estratégia de otimização.
  • Fique atento ao tempo: O ideal é alcançar pelo menos 100 conversões em cada variação antes de finalizar o teste. Mas não deixe o teste ultrapassar 30 dias, as campanhas de marketing e sazonalidade podem influenciar nos resultados

Teste tudo!

Para quem está iniciando, segue alguns testes A/B básicos para todo e-commerce:

  • Cor do botão Comprar. É um mito que vermelho não converte. Teste todas as cores e comprove.
  • Texto do botão Comprar, por exemplo: Adicionar a Sacola, Comprar, Comprar com troca grátis
  • Tamanho da imagem do produto na vitrine
  • Call to action dos banners
  • Scroll na página de categoria
  • Descrição dos produtos
  • Plugin das redes sociais
  • Produtos relacionados

Agora é só colocar a mão na massa e garantir os melhores resultados para sua loja.

Espero ter ajudado.

Beijos e até a próxima

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