Como maximizar seus ganhos nas vendas em um marketplace

em jan 16, 2017:por

Redação Next Ecommerce

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Por: Lívia Soares

Provavelmente, se você possui um e-commerce já se deparou com a ideia da venda através de um marketplace como uma nova vitrine para sua marca e seus produtos. Durante todo o ano de 2016 lemos vários artigos e matérias com as vantagens e desvantagens do que é ou pode vir a ser navegar nesta nova oportunidade.

Mas em algum momento paramos para pensar no fluxo e gestão dessas vendas e o quanto é importante a tecnologia por trás de tudo isso?

Maximizar seus ganhos é uma das principais vantagens das vendas em marketplaces e isso é possível quando o varejista, independente do seu tamanho, consegue extrair o melhor de todas as oportunidades, fazendo a escolha da melhor tecnologia que possa acompanhá-lo.

Aproveitando as vantagens de transformar CPC (Custo Por Clique) em CPA (Custo Por Aquisição), exposição, antifraude e redução de custo total com meio de pagamento e fluxo de caixa dos grandes marketplaces, o varejo pode melhorar em até 5% sua margem de contribuição final. Além disso, não há canibalização dos meios de acesso tradicionais do varejista, incentivando ainda mais o fomento deste novo canal de vendas. (confira mais vantagens aqui)

A notícia boa é que se você possui uma plataforma de e-commerce com integração nativa com os marketplaces, o impacto operacional será mínimo, e eu explico os porquês:

1)Gestão em um único sistema:  o sistema de gestão das suas vendas e catálogo online será o mesmo da gestão do seu e-commerce, mesma visão gerencial do fluxo do seu pedido em um único sistema, otimizando assim o tempo da equipe que cuida da gestão da sua loja virtual e do seu SAC;

2)Foco nas suas vendas por integração transparente: a integração entre sua loja e o marketplace é de responsabilidade do seu fornecedor de plataforma e o marketplace que deseja vender. A do e-commerce é focar no seu negócio e nas suas vendas.

Como marketplace, seu papel passa a ser ainda mais de garantia de entrega, visto que muitas vezes a qualidade influencia no buybox do parceiro. Procure “azeitar” sua operação para garantir um atendimento de segundo nível (sem falar diretamente com o consumidor) bastante eficiente.

3)Sem conflito de gestão de seu estoque: quando falamos de plataforma, precisamos ter em mente que existem diversos sistemas integrados e automatizados que garantem a disponibilidade em estoque do produto, para que a venda e a entrega ocorram com sucesso e seu cliente não fique frustrado.

Uma boa plataforma é capaz de gerenciar pedidos entre todos os marketplaces e seu próprio varejo, controlando a disponibilidade de estoque de maneira escalável inclusive em momentos de pico. Sistemas inteligentes são capazes inclusive de garantir quantidades mínimas de estoque para seu varejo, ou flexibilização de preços e promoções direcionadas por canal de maneira automática por regras predefinidas pelo seu negócio.

Se a sua plataforma já possui uma gestão de estoque com reserva, integrada diretamente no seu ERP, não haverá conflito nesta comunicação. Caso sua plataforma ou integrador (hubs e middlewares), não possua a gestão de reserva de estoque, a entrega do pedido realizado no marketplace pode não ser finalizada por que a comunicação entre plataforma e ERP demorou suficientemente para que a seus produtos no marketplace continuem aparecendo disponíveis enquanto ele poderá estar indisponível no seu ERP.

4)    Acesso a uma ampla rede de parceiros: dimensionar junto ao seu parceiro tecnológico qual o tamanho da rede que ele está conectado, e mensurar o impacto, em termos de prazo, para conectar uma nova loja ou marketplace, é importante para diminuir seu custo de aquisição desses parceiros e identificar outros varejistas, além dos marketplaces tradicionais, que podem tornar-se um complemento de sourcing para sua loja.

É importante identificar quais os marketplaces que estão integrados de forma nativa (preferencial) e quais são via hubs terceiros (middlewares). Normalmente os parceiros não possuem custo de entrada ou fixos, o que significa que não há impeditivo de ligar todos os marketplaces simultaneamente.

Procure estabelecer uma estratégia de negociação clara que considere pagamento, antifraude, marketing e atendimento para as suas comissões.

5)  Gateway de Pagamento e Antifraude: Ao estabelecer seu relacionamento comercial com outro lojista parceiro, você pode ter a liberdade de escolher se o pagamento será processado em seu próprio gateway de pagamento e antifraude, ou se vai deixar esta responsabilidade por conta do lojista parceiro. Esta flexibilidade permite adotar a opção mais adequada para suas necessidades, em função de flexibilidade, agilidade e estrutura financeira.

Temos que levar em conta que a gestão e fluxo do processo da compra e acompanhamento precisa contar com a tecnologia que possui as melhores funcionalidades para que a sua escolha de vender em um novo canal não traga dores de cabeça: aumentando seu tempo de gestão e número de pessoas em sua equipe.

Se você ainda não tem um e-commerce próprio e mesmo assim gostaria de inovar, testar e arriscar, entre em contato com uma empresa de Hub do mercado como a Anymarket, Plugg.to e Skyhub.

Elas darão todo o apoio necessário para que você possa testar a experiência de vender em Marketplaces para, se sua estratégia for focar nesse canal, migrar para uma plataforma de e-commerce com suporte nativo e sem custo adicional. A busca por clientes de marketplaces é um meio interessante de garantir uma chancela para sua loja, e uma parcela da recompra desses clientes certamente será diretamente em seu site.

O lado bom dessas oportunidades é buscarmos o maior proveito delas. Aumente suas vendas, mas sempre levando em consideração o impacto da mudança para o seu dia a dia operacional e para os detalhes que no primeiro momento podem ocultar custos adicionais para sua operação.

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