Como monitorar os preços e o posicionamento dos seus concorrentes

em mai 29, 2015:por

Marcelo Varon

Possui mais de 10 anos de experiência no mundo digital e atualmente é o Gerente geral de Marketing e vendas do Uol Host, divisão do Grupo UOL especializada em pequenas e médias empresas que queiram entrar e crescer no mundo online.
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A motivação número um de quem compra pela internet no Brasil é economizar. Segundo dados do Ibope e-commerce, 16% dos internautas são influenciados pelo fator “preço” na hora que fazem um pedido online.

Como é muito fácil comparar ofertas pela web, quem tem uma loja virtual tem que sempre estar atento aos preços da concorrência para não perder negócios.

Mas, com milhares de concorrentes no mercado, como é possível ficar de olho em todos? A primeira dica é: não se desespere!

Assim como seus clientes, você pode se beneficiar dos recursos de pesquisa virtuais para ter uma ideia do que se passa no mercado. O segredo é ter um método para não perder horas navegando a esmo e, principalmente, ter uma estratégia clara para reagir a essas oscilações sem tomar prejuízo.

Confira algumas dicas práticas para monitorar os preços da concorrência:

Teste diferentes sistemas e escolha o mais adequado

A maneira mais simples e rápida de ter uma ideia dos valores que estão sendo praticados para um determinado produto é usar os comparadores de preço.

Mas, muitas vezes os lojistas incluem apenas algumas ofertas nesses sistemas, por isso, se você quer dados mais abrangentes e completos, uma saída interessante pode ser contratar uma ferramenta profissional de monitoramento da concorrência, como Precifica e WebPrice. Elas permitem que você experimente gratuitamente os serviços por um tempo – basta entrar em contato e requisitar senhas de acesso.

Não se trata só de preço

Preço é importante, mas não é tudo. Você pode descobrir que a principal diferença entre você e seu concorrente é que ele está mais atualizado com relação aos lançamentos de determinada marca, tem um mix de produtos mais completo que o seu ou pratica tarifas de frete mais interessantes que as suas.

Tudo isso pode influenciar na decisão de compra do cliente, por isso é importante ficar atento a esses detalhes.

Analise as promoções

Fique atento às promoções dos seus concorrentes. Talvez você descubra que há alguma data promissora que você não está aproveitando bem ou algum formato novo de campanha que você também pode explorar. Lembre-se sempre que o ideal não é copiar, mas criar algo diferente e melhor.

Atenção às palavras-chave

Verifique quais palavras-chave a concorrência está usando e experimente incluir algumas delas entre as suas. Assim você ganha tempo, aprendendo com a experiência do outro.

Conheça o cenário pelos olhos do cliente

Teste suas palavras-chave no Google e veja qual cenário o seu cliente encontraria. Repare quais resultados aparecem em destaque (tanto na busca orgânica quanto na paga) e verifique se sua loja está bem posicionada.

Faça também uma análise dos concorrentes: eles estão aparecendo antes ou depois de você? Os anúncios são bem feitos? Quais são as promoções de cada um deles?

Navegue nos sites da concorrência

A partir dos resultados de busca, vá até os sites dos seus principais concorrentes e os analise detalhadamente. Verifique como eles expõem produtos (imagens), que linguagem usam (texto, cores, design), quais produtos são novos e de quais eles estão tentando se livrar. Tudo isso pode trazer insights para a sua loja.

Não se apegue demais a isso

Tenha uma rotina de estudar a concorrência para conhecer suas estratégias, mas não dedique mais que uma hora por semana a isto. Foque no que realmente importa: seu cliente.

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