Como montar uma loja virtual de produtos naturais

em nov 05, 2015:por

Marcelo Varon

Possui mais de 10 anos de experiência no mundo digital e atualmente é o Gerente geral de Marketing e vendas do Uol Host, divisão do Grupo UOL especializada em pequenas e médias empresas que queiram entrar e crescer no mundo online.
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É difícil encontrar alguém que não deseje melhorar sua qualidade de vida e aumentar seu bem-estar. As academias estão lotadas e os sites e revistas trazem constantemente dicas para uma vida saudável.

A busca por uma vida mais equilibrada impulsiona também o segmento de produtos naturais. Segundo dados da Associação Brasileira de Produtos Naturais (ABRAPAN), até o final de 2014, a comercialização de alimentos naturais e suplementos terá um crescimento de 40%.

Quer um exemplo desse sucesso? A loja de produtos naturais Mundo Verde começou como uma pequena loja de bairro em Petrópolis (RJ) em 1987. Hoje, ela é a maior rede de lojas franqueadas de itens naturais da América Latina. A marca prevê chegar a 500 lojas e atingir 1 bilhão de reais de faturamento até 2018.

Você também pensa em investir nesse promissor segmento? Então confira algumas dicas para criar uma loja virtual de produtos naturais.

Faça um planejamento

Como em qualquer ramo, você deve fazer um planejamento detalhado de seu futuro negócio. Sem objetivos definidos, os riscos aumentam. Coloque no papel todos os custos relacionados à aquisição de mercadorias, divulgação da loja e outras despesas necessárias para dar início às vendas. Faça uma projeção das futuras receitas e despesas. Mesmo que não seja precisa, ela ajudará a estimar seus investimentos e resultados.

Estude o mercado

Outro passo fundamental é estudar bem os concorrentes. Além das lojas online e físicas do mesmo segmento, supermercados também entram nessa conta, já que alguns produtos naturais são encontrados em grandes redes.

Analise os preços e condições de pagamento. Com esses dados em mãos, precifique os seus produtos e crie sua estratégia de vendas.

Uma alternativa para conquistar os primeiros clientes é fazer parcerias com academias de ginástica, clínicas estéticas e espaços ligados à saúde em geral. Isso fará com que você seja apresentado diretamente ao seu público-alvo.

Saiba se trata de um público bem específico e exigente, por isso é importante estudar os seus hábitos. A boa notícia é que eles não se preocupam em gastar um pouco mais com produtos de qualidade.

Fique atento ao estoque

Como as lojas de produtos naturais vendem produtos para alimentação, o cuidado com o estoque deve ser redobrado.

Trabalhe apenas com fornecedores devidamente qualificados e certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fique atento também ao prazo de validade. O controle deve ser rígido para que não haja perda de artigos e desperdício.

Tome cuidado ainda com o manuseio de embalagem e entrega. Produtos perecíveis requerem atenção especial. Procure pelas embalagens e meios de transporte adequados.

Como já dito, o cliente de produtos saudáveis é exigente. Por isso, para entrar no ramo, você precisa ter conhecimento aprofundado do que está vendendo. Procure se especializar no setor e estar sempre por dentro das novidades.

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